Celebridades Flávia Alessandra

Flávia Alessandra supera dificuldades, impressiona com talento brilhante e se consagra como grande atriz brasileira

Conheça mais sobre a carreira de Flávia Alessandra (Foto: Montagem TV Foco)
Conheça mais sobre a carreira de Flávia Alessandra (Foto: Montagem TV Foco)

A atriz se mudou para o Rio de Janeiro em busca de seu sonho, passou perrengue na faculdade, teve que trancar um de seus cursos mas deu a volta por cima e atingiu o sucesso

Filha da professora Rachel de Melo Martins Lima da Costa e do comandante da marinha Helio Lima da Costa, Flavia Alessandra tem dois irmãos mais velhos e foi nascida e criada na cidade de Arraial do Cabo, cidade litorânea no estado do Rio de Janeiro. A loira ainda tem descendência portuguesa, já que seu avô paterno é natural de Ponte de Lima.

Em busca de melhores condições de vida, ainda com 17 anos ela resolveu se mudar para o Rio de Janeiro e prestou vestibular para Comunicação Social e Direito. Dotada de uma incrível inteligência, a musa acabou passando nos dois cursos e optou por faze-los ao mesmo tempo, sendo um na parte da manhã e o outro pela noite.

No terceiro ano de estudos, após sofrer bullying dentro da universidade federal de seus colegas por estar cursando jornalismo, Flávia Alessandra abandonou o curso de Comunicação Social e se dedicou somente no de Direito, este que ela acabou se formando logo e se tornou advogada após conseguir tirar a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Em seguida a cidadã fluminense abriu um escritório de advocacia e seguiu a carreira por alguns anos, enquanto estudava teatro paralelamente. Ao terminar o curso e já com uma carreira e vida estável na capital do estado, ela resolveu finalmente seguir seu maior sonho, que era de ser uma grande atriz.

A fluminense na adolescência (Foto: reprodução)
A fluminense na adolescência (Foto: reprodução)

Início na televisão

Antes mesmo de se mudar  para o Rio de Janeiro, Flávia Alessandra já dava os primeiros passos em sua carreira como atriz. Com apenas 15 anos, ela foi a grande vencedora do quadro ‘Melhor de três’ do ‘Domingão do Faustão’ e devido à isso acabou recebendo o convite para interpretar a personagem Tânia na novela ‘Top Model’, estreando então com uma “novela das sete”, em 1989.

No ano seguinte ela apenas fez uma participação na novela ‘Mico Preto’, novela esta que foi a sucessora da que deu a visibilidade inicial para a atriz. Três anos mais tarde, em 1993, ela voltou a ganhar um papel em obras da emissora e deu vida à Inês, em ‘Sonho Meu’.

Apesar de ter ainda feito outras obras nos anos seguintes, o papel que lhe deu grande destaque e fez todos saberem finalmente quem era Flávia Alessandra foi a personagem Dorothy, em ‘A Indomada’, de 1997. Nos anos seguintes sua carreira decolou de forma avassaladora, ao ponto que ela começou a finalmente ser chamada para protagonizar grades obras na Globo, como ‘Porto de Milagres’, em 2001 e ‘O Beijo do Vampiro’, já no ano seguinte.

Tiago Leifert trilha caminho de sucesso na televisão e se torna um dos grandes apresentadores da TV brasileira

Flávia Alessandra em sua primeira novela (Foto: reprodução/Globo)
Flávia Alessandra em sua primeira novela (Foto: reprodução/Globo)

Consagrada como atriz

Sempre juntando um grande trabalho atrás do outro, a atriz está eternizada em incríveis novelas da televisão brasileira. Dificilmente você encontrará pessoas que não conhecem folhetins como ‘Da Cor do Pecado’, ‘Alma Gêmea’, ‘Caras & Bocas’ ou ‘Ti Ti Ti’, por exemplo, obras essas que foram marcadas pela incrível interpretação da fluminense.

Tanto que, em 2005 a loira antagonizou a novela de maior audiência no horário das seis de todo o século 21, sendo ‘Alma Gêmea’. Até mesmo na reprise da obra, anos depois no ‘Vale A Pena Ver De Novo’ os capítulos chegaram a ter maior destaque do que obras inéditas da Globo, mostrando assim que um bom trabalho e atuação marcam a história e sempre vão ter espaço independente da vez em que é exibida.

A loira em 'Alma Gêmea' (Foto: reprodução/Globo)
A loira em ‘Alma Gêmea’ (Foto: reprodução/Globo)

No início de 2020 a atriz ganhou novamente um grande papel de destaque na trama ‘Salve-se Quem Puder’, do horário das sete. A novela vem sendo bastante elogiada tanto pela crítica quanto pelo público. Vem frequentemente quebrando seu próprios recordes de audiência e entrará para a história como uma das melhores obras feitas por ela.

Luciano Camargo faz história na música como cantor, conquista fortuna e constrói família maravilhosa

Ao todo, Flávia Alessandra já fez 40 obras dentro da Rede Globo em seus mais de 30 anos de carreira. Apesar da maioria delas ser como atriz, ela também já foi apresentadora, quando comandou o ‘Domingão de Ouro’, participou do clássico ‘Você Decide’ e até mesmo foi repórter do ‘Fantástico’ em 2015, mostrando ser versátil e poder fazer sempre mais como artista.

Para os amantes da sétima arte não é diferente. A atriz já participou de 13 filmes, tanto como atriz, desempenhando papéis cômicos ou dramáticos, quanto como dubladora em clássicos da animação como ‘Selvagem’ (2006) e ‘Os Incríveis 2’ (2018). Sendo assim, podemos ver que a loira não ficou estagnada depois que conseguiu o sucesso, sempre foi em busca de novos desafios e pode servir de inspiração para quem sonha em trilhar uma bela carreira no ramo artístico.

Flávia Alessandra muda de visual para 'Salve-se Quem Puder' (Foto: reprodução)
Flávia Alessandra muda de visual para ‘Salve-se Quem Puder’ (Foto: reprodução)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

João Paes

Estudante de Publicidade e Propaganda, amante de cultura pop, reality shows, séries e música.