“Foco na TV” | A Globo conhece bem o seu público, mas “finge” que não

21/03/2015 às 20h45

Imagem PreCarregada
(Foto: Divulgação)

“Babilônia” é inicialmente rejeitada pelo público. (Foto: Divulgação)

Ninguém conhece tão bem o público da Globo como a própria emissora. Essa afirmação poderia até ser óbvia, se não fosse pelo fato do canal “fingir” o contrário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora faz todos os tipos de pesquisas públicas que se possa imaginar, tem a audiência do Ibope como termômetro, e quando o assunto é dramaturgia, ainda conta com um fórum especializado que procura sempre dar carta branca para os autores e diretores de acordo com o gosto da maioria do público. Esse último quesito pode ser afirmado de acordo com informações que surgem de forma pública para a imprensa, mas na prática não é bem assim que vem acontecendo.

Alexandre Nero

Alexandre Nero

O assunto da coluna de hoje gira em torno justamente da dramaturgia da emissora carioca e principalmente da atual novela das nove. Antes de abordar a trama atual, vamos falar sobre a antecessora, “Império”. Em edições anteriores, foi dito aqui que o final da trama com a morte do protagonista (Alexandre Nero), teria sido um grande erro. Apesar de ter entendido a atitude do autor, foi necessário destacar que ele pecou ao tentar escrever para si mesmo, ao invés de fazer isso para o público. Na ocasião, o telespectador que se tornou fiel na reta final da trama, chegou a implorar para que o personagem principal terminasse vivo, mas Aguinaldo Silva peitou o público e assinou o fim trágico do comendador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Império” demorou a engrenar, mas engrenou

A TV é feita para o público e praticamente depende dele para existir. Por lá, existe uma regra de que tudo deve ser feito e produzido para agradá-lo, e de acordo com as suas preferências, especialmente na dramaturgia, onde a realidade pode ser alterada com uma simples edição de roteiro que muda o rumo do enredo. No entanto, o caso da morte do protagonista em “Império” contradiz totalmente essa afirmação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Nos bastidores, existe uma pesquisa periódica para avaliar a aceitação de personagens e da história perante os telespectadores, e assim alterá-la conforme necessário. No entanto, o caso citado é um de vários que comprovam que a Globo dá uma liberdade até exagerada para seus autores, não os orienta para seguirem a história da maneira que mais beneficiaria a emissora e o público, e levanta a hipótese de que o seu fórum de dramaturgia é pura fachada ou não tem poder suficiente para ao menos questionar as decisões dos seus roteiristas.

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg

O que acontece com “Babilônia” chega a ser incompreensível. A maior emissora do país, segunda maior do mundo, com décadas de experiência em teledramaturgia e com as mais diversas pesquisas periódicas já citadas, não pode estrear uma trama que alcance tamanha rejeição e registre índices tão inferiores, ainda mais tendo “Em Família” como lição mais recente, apesar do folhetim de Manoel Carlos ter fracassado por motivos distintos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Globo conhece como ninguém o seu público, sabe que os “conservadores” são quase maioria, e mesmo assim dá a liberdade para que os seus autores “pesem a mão”, principalmente nos primeiros capítulos que são os mais importantes para prender o público. Claro que Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga quiseram retratar bem a realidade, mas o fato é que para a faixa, o enredo começou realmente pesado, pelo menos no que diz respeito às cenas de violência e sexo. O beijo gay protagonizado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg também é uma realidade atual, mas ainda é um tema polêmico que divide opiniões e não é bem visto pelo público “conservador”, que como já foi citado, é quase maioria. O problema é que a Globo sabe disso, e para evitar esses resultados negativos, poderia muito bem orientar os seus autores para administrar essas cenas de uma maneira mais leve e estratégica, mas ao que parece, não interveio na situação.

Para completar o “desastre”, a emissora ainda ganhou a concorrência de “Carrossel”, e a disputa entre as duas novelas se transformou em uma “trama pesada” que “afronta a família”, contra uma “trama leve para toda a família”, intitulações dadas pelos próprios telespectadores, e que só beneficiou o SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desses fatos, realmente é possível destacar que a Globo conhece bem o seu público, principalmente o dessa faixa de novelas, e sabe que a maioria da sua ala de telespectadores são formadas por donas de casa, senhores, pessoas mais religiosas e até crianças, mas “finge” não ver isso. A emissora tinha ciência de que se “pesasse a mão” para o horário teria consequências, mas preferiu ousar, e as consequências vieram.

Contato: foconatv@pop.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.

Foco na TV

babilônia
Bastidores da Tv
colunas
foco na tv
Globo
noticias da tv
Novela das nove da Globo
Novelas

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.