Foco na TV | “MasterChef Júnior” estreia com choradeira e jurados “paizões”


(Foto: Divulgação/Carol Gherardi/Band)
(Foto: Divulgação/Carol Gherardi/Band)
(Foto: Divulgação/Carol Gherardi/Band)

Nesta última terça-feira (20), a Band estreou o “MasterChef Júnior”, versão infantil do famoso reality culinário. E a atração já entrou no ar mostrando características bem diferentes da adulta.

A principal mudança ocorreu com os jurados, que continuam os mesmos da versão principal (Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça), mas com uma postura diferente. A emissora já havia adiantado que por se tratar de crianças, a “pegada” do novo reality seria mais leve, e de fato foi. A rispidez e a “cara fechada” de Jacquin e Fogaça deram lugar a expressões mais sorridentes e um comportamento brincalhão. Quando os participantes mirins se perdiam durante a receita e a choradeira rolava solta, alguns davam “apoio emocional” e chegavam até a ajudar no preparo da receita. Outro detalhe que chamou a atenção na nova posição dos jurados, foi o momento da degustação inicial dos pratos. Logo de cara, os chefs elogiaram de maneira aberta os pratos que gostaram, e os que não foram tão bem, tiveram críticas reduzidas ao máximo. O fato é curioso, já que na versão adulta do reality, os jurados evitam fazer elogios antes da “sentença final” e não economizam nas críticas.

Paola consola eliminada
Paola consola eliminada

A cada eliminação (seis – muitas por sinal), Jacquin, Fogaça e Carosella consolavam os participantes de maneira mais intensa, destacando que “o que vale é a participação e o aprendizado”. A chef, aliás, que já se emocionava nas eliminações dos participantes adultos, quase não conteve as lágrimas a cada anúncio de saída das crianças.

Já a apresentadora Ana Paula Padrão, assumiu uma nova função no programa: a de psicóloga infantil. Além de comandar o programa, tinha a preocupação de orientar, acalmar e dar força para as crianças a todo instante.

Sobre os participantes em si, notou-se um alto nível na preparação dos pratos, muitos complexos e de patamar profissional, fato que foi destacado pelos jurados. O perfil de cada criança (a ‘bonitinha’, a ‘engraçadinha’, a ‘chatinha’, etc) fez os internautas promoverem uma verdadeira festa nas redes sociais, com comentários dos mais variados tipos, fazendo o programa se destacar mais uma vez no quesito repercussão. Também é curioso o fato de internautas “confundirem” o reality culinário com os de confinamento. Enquanto que os chefs julgam os participantes pelo prato, a maioria dos internautas elogiam e criticam a personalidade de cada um. Isso pôde ser notado na versão adulta e se estendeu para a versão infantil. É evidente que esta questão pode ser encarada como algo natural por motivos óbvios, mas não deixa de ser curiosa.

Veja também

Fogaça ajuda participante
Fogaça ajuda participante

Um fato que pode ser considerado negativo para o reality, é a duração e o horário. Apesar de ser uma atração protagonizada por crianças, a faixa é pouco propícia para elas, e inadequada até mesmo para os adultos. O “MasterChef Júnior” teve início por volta das 22h45, e chegou ao fim quase 1h00. Se formos somar a duração do programa com o da “Prévia”, são mais de duas horas de “MasterChef” no ar, algo que pode ser considerado exagerado e cansativo para o público. E isso em pleno início de semana.

Assim como a versão adulta, o “MasterChef Júnior” mostrou-se promissor. A estreia registrou alta audiência para a Band, mas mediana se comparada aos índices obtidos pela última temporada da versão principal. Talvez o desgaste do formato possa prejudicar seu rendimento, mas não deixa de ser uma boa alternativa para o telespectador.

Críticas, elogios e/ou sugestões? Mande seu e-mail para: [email protected]

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.

🚨 Bomba: Davi não aguenta em forte desabafo, chora e desiste + SBT tira estrela da Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.