Colunas Ligado na TV

A Força do Querer tem tudo para bater os 50 pontos de audiência

Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas) em "A Força do Querer" (Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)
Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas) em A Força do Querer (Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)

A Globo tentava há tempos embalar os números de audiência de suas novelas das 21h, porém, as últimas lançadas não conseguiram alcançar médias constantes acima dos 40 pontos de audiência, algo comum em tempos passados. Fugindo do padrão negativo, A Força do Querer de Gloria Perez conseguiu se manter acima dos 35 pontos em sua maior parte e, nesta reta final, tem cravado índices superiores aos 40 de média, com todos os elementos para bater os 50 pontos.

Como noticiado pelo TV Foco, na semana passada, entre os dias 25 e 30 de setembro, a trama de Bibi Perigosa (Juliana Paes), Jeiza (Paolla Oliveira) e Ritinha (Isis Valverde) registrou 41 pontos de média e 58% de participação na Grande SP (principal praça de medição para o mercado), igualando o seu recorde semanal de audiência e registrando o recorde em participação. É a maior audiência de uma novela das 21h desde a última semana de Amor à Vida (44 pontos), em 2014.

+ Ligado na TV: Novo Mundo foi uma das melhores novelas das 18h dos últimos tempos

Seguindo a escalada de sucesso, o folhetim global cravou seu recorde na última segunda-feira (02), como também informado pelo TV Foco. Com suas emoções finais, a trama conquistou 45,2 pontos de média e 60% de participação. Ou seja, de cada 10 televisores ligados na Grande SP, 6 estavam sintonizados na novela.

Núcleo de Ivana/Ivan (Carol Duarte) teve grande destaque em A Força do Querer (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Núcleo de Ivana/Ivan (Carol Duarte) teve grande destaque em A Força do Querer (Foto: Globo/Estevam Avellar)

Confesso que depois de tantas tentativas frustradas por parte da emissora (a qual tentou com ampla divulgação em vários folhetins que prometeram e não cumpriram), não pensei que esses números seriam vistos novamente na faixa de novelas das 21h – principalmente os clássicos 40 pontos (famosa meta antiga). Sabe-se que um ponto de audiência hoje (70,5 mil domicílios na Grande SP) representa um universo maior de telespectadores do que antigamente, mas os números fechados da média têm um significado muito grande para o mercado publicitário e, sobretudo, para a emissora carioca (por isso a grande comemoração entre os seus executivos).

Nesse contexto, como a tendência de audiência é aumentar com as últimas semanas e alcançar seus índices máximos na última semana, a probabilidade de A Força do Querer (que tem muitos desfechos atrativos) bater os 50 pontos daqui para o seu último capítulo é altíssima. Não que os números atuais já não sejam satisfatórios, mas 50 pontos são 50 pontos, especialmente nos tempos atuais de multiplataformas digitais.

Méritos de Gloria, da direção, da produção e dos atores!

Críticas e/ou sugestões? Contatos:

danyllo@otvfoco.com.br

@JuniorDanyllo | @Ligado_na_TV

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Danyllo Junior

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)