Novelas

NovelasTV Foco

Fracassos de Audiência: “Tempos Modernos”

Em 2010, a estreia do autor Bosco Brasil na Globo teve pouco o que comemorar. Sua primeira novela na emissora, “Tempos Modernos”, traria uma trama inovadora na qual um prédio inteligente seria um personagem importante. Ao contrário do prédio altíssimo, a novela conseguiu ser a pior audiência da década.

A novela se mostrou inovadora assim que as primeiras notícias foram sendo divulgadas. O nome provisório, na época, era “Bom Dia, Frankenstein”, e se referia ao cérebro por trás do edifício Titã II. Temendo que o nome fosse afastar o público, um nome mais “normalzinho” foi adotado: “Tempos Modernos.

Nem o elenco estelar salvou “Tempos Modernos”, e olha que estavam lá Antônio Fagundes, Grazi Massafera (interpretando sua primeira vilã), Eliane Giardini e Marco “Leleco” Caruso. Quem também era importante para a história era o computador que controlava o Titã II, cuja voz era a do dublador Mauro Ramos (que fez, entre outros personagens, o Pumba de “O Rei Leão”). O cérebro eletrônico e suas cenas interagindo com Antônio Fagundes eram tão constrangedoras que não deu um mês para esse personagem ser eliminado da trama sem nem passar pelo discurso do Bial.

Veja também

As pesquisas de público reclamavam da história sem pé nem cabeça (o autor, buscando a audiência, foi fazendo modificações profundas na trama) e de alguns detalhes pontuais. E com o passar do tempo, a audiência foi caindo e caindo… houve um dia que deu apenas 14 pontos de audiência (mais ou menos o índice pouco ideal de “Malhação” hoje em dia). Apenas no final da história que “Tempos Modernos” emplacou com o público, mas aí já era tarde demais e a novela já havia ficado com uma média menor que a de “Desejos de Mulher”, a então recordista negativa.

Mas a novela era ruim mesmo? Bastante. O autor é competente (ele participou de duas novelas ótimas da Record, “Bicho do Mato” e “Essas Mulheres”), mas ele se embananou nesse tema mais inovador. Ao contrário da mansão da clássica “O Casarão”, o prédio Titã II carecia de carisma e não serviu como personagem para esta novela.
Depois do fracasso, o autor Bosco Brasil não chegou a ser escalado para produzir nenhuma outra novela na Globo.

Portal POP – Blog Coisas de Novela – Fábio Gárcia

VÍDEO YOUTUBE:  Simaria amante do marido de Simone, vive romance com Dj Ivis

Assuntos

tempos modernos

Quem escreve

Redação TV Foco

Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários