NOVELA

Fuzuê: saiba tudo sobre a nova novela das 7


Luna (Giovana Cordeiro) e Miguel (Nicolas Prattes) são os protagonistas de "Fuzuê" (Foto: Divulgação/TV Globo)

“Fuzuê” é a nova novela das sete da TV Globo. Substituta de “Vai na Fé”, a trama é do autor Gustavo Reiz e tem direção artística de Fabrício Mamberti. O elenco conta com artistas como Giovana Cordeiro, Marina Ruy Barbosa, Nicolas Prattes, Edson Celulari e Lilia Cabral. A estreia ocorre no dia 14 de agosto.

História da novela Fuzuê

A história de “Fuzuê” retrata a história de duas jovens com personalidades distintas e marcantes, mas que possuem mais em comum do que pensam. Luna (Giovana Cordeiro) mora no bairro de Fátima, no centro do Rio de Janeiro, e produz e vende biojoias. Seu maior objetivo é desvendar o mistério sobre o desaparecimento de sua mãe, Maria Navalha (Olivia Araújo), uma ex-cantora da Lapa.

Ao contrário da mocinha carismática e esforçada, Preciosa (Marina Ruy Barbosa) é uma poderosíssima empresária, dona de uma joalheria, que recebe como herança do pai, Cesar Montebello (Leopoldo Pacheco), documentos que indicam a localização de uma fortuna escondida.

O problema é que a vilã descobre que possui uma irmã, Luna, com quem terá que dividir todo o patrimônio, incluindo o tesouro que ainda terá que ser encontrado. Todas essas informações estão no meio da papelada que o pai da antagonista deixou.

Existe um ponto na cidade que ligará tanto Luna quanto Preciosa: a Fuzuê. A loja de departamento, fundada por Nero de Braga e Silva (Edson Celulari), foi o local onde a mãe da protagonista foi vista pela última vez. É também no local que Preciosa procura o tesouro deixado por seu pai.

Veja também

Elenco da novela Fuzuê

Giovana Cordeiro (Luna)

Giovana Cordeiro dá vida a Luna em "Fuzuê" (Foto: Manoella Mello/TV Globo)
Giovana Cordeiro dá vida a Luna em “Fuzuê” (Foto: Manoella Mello/TV Globo)

Luna é uma jovem carismática e trabalhadora, que precisou se esforçar desde cedo para complementar a renda dentro de casa. A vendedora de biojoias passa por momentos desafiadores após o desaparecimento da mãe, Maria Navalha, uma ex-cantora do bairro da Lapa que sempre se meteu em encrencas por causa de seu jeito explosivo.

Durante as investigações para descobrir o paradeiro da mulher, a mocinha tem um encontro com Miguel (Nicolas Prattes), um dos filhos de Nero de Braga e Silva, dono da loja Fuzuê. Para atrapalhar seus planos, aparece Preciosa, sua irmã, que mora do outro lado do Rio de Janeiro, na parte nobre.

Marina Ruy Barbosa (Preciosa)

Marina Ruy Barbosa dá vida a Preciosa em "Fuzuê" (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)
Marina Ruy Barbosa dá vida a Preciosa em “Fuzuê” (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)

Preciosa é uma empresária muito conhecida e bem sucedida que usa a ostentação para definir sua personalidade. Herdeira e administradora da Conde de Montebello Joias, a mulher entra em desespero quando percebe que sua fortuna está em declínio.

A vilã descobre em meio a uma papelada deixada por seu pai a localização de um tesouro que poderá mudar sua situação. O problema é que em meio a essas descobertas também está a existência de uma irmã que ela nunca imaginou que existia, chamada Luna. O fato de ter que dividir os bens com a outra herdeira faz a empresária incomodar a comerciante.

Nicolas Prattes (Miguel)

Nicolas Prattes dá vida a Miguel em "Fuzuê" (Foto: Estevam Avellar/TV Globo)
Nicolas Prattes dá vida a Miguel em “Fuzuê” (Foto: Estevam Avellar/TV Globo)

Miguel é um dos filhos de Nero, dono da loja Fuzuê. O pai coloca expectativas em cima do herdeiro para que ele se torne o sucessor da empresa. O rapaz morou em Portugal por quatro anos, e assim que retorna ao Brasil conhece Luna, por quem se apaixona.

Edson Celulari (Nero de Braga e Silva)

Edson Celulari dá vida a Nero de Braga e Silva em "Fuzuê" (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)
Edson Celulari dá vida a Nero de Braga e Silva em “Fuzuê” (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)

Nero Braga e Silva é um ex-feirante otimista que não tem vergonha de seu passado. É conhecido como Imperador, e comanda a Fuzuê com os filhos Francisco (Michel Joelsas) e Alícia (Fernanda Rodrigues). Estampa a alegria típica do brasileiro na loja.

Lilia Cabral (Bebel)

Lilia Cabral dá vida a Bebel em "Fuzuê" (Foto: Manoella Mello/TV Globo)
Lilia Cabral dá vida a Bebel em “Fuzuê” (Foto: Manoella Mello/TV Globo)

Bebel é a mãe de Preciosa, com quem vive uma relação de altos e baixos. Ela administra os negócios da rede de joalheiras ao lado da filha.

Felipe Simas (Heitor)

Felipe Simas dá vida a Heitor em "Fuzuê" (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)
Felipe Simas dá vida a Heitor em “Fuzuê” (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)

Marido de Preciosa, Heitor também faz parte dos vilões de “Fuzue”. Ele é um deputado conhecido, que está sempre na mídia por suas ideias absurdas e projetos polêmicos.

Juliano Cazarré (Pascoal)

Juliano Cazarré dá vida a Pascoal em "Fuzuê" (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Juliano Cazarré dá vida a Pascoal em “Fuzuê” (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Pascoal é assessor de Heitor. Apesar de parecer muito educado e refinado, o homem tem um caráter nada confiável. Tem uma vida cheia de mistérios e faz o possível para alcançar o que deseja, indo até às últimas consequências.

Quantos capítulos terá Fuzuê?

A nova novela das sete terá 178 capítulos e irá ao ar até março de 2024. A quantidade é semelhante a “Vai na Fé”, que teve 179 capítulos.

O que esperar da novela Fuzuê?

Primeira novela de Gustavo Reiz na Globo

Gustavo Reiz estreia na Globo como autor de novelas. Seu primeiro trabalho foi na versão brasileira da mexicana “Os Ricos Também Choram” (2005), do SBT. Na Record, escreveu a minissérie “Sansão e Dalila” (2011), a série “Fora de Controle” (2012), e as novelas “Dona Xepa” (2013), “Escrava Mãe” (2016) e “Belaventura” (2017), sendo esta sua última novela até o momento.

Primeira protagonista de Giovana Cordeiro

Giovana Cordeiro nasceu em 1996 e já fez alguns trabalhos pontuais na Globo. Sua primeira personagem foi em “Rock Story” (2016), depois passou por novelas como “O Outro Lado do Paraíso” (2017), “Malhação: Vidas Brasileiras” (2018), “Verão 90” (2019) e “Pantanal” (2022).

Seu papel de maior destaque foi como Xaviera Buckminster, em “Mar do Sertão” (2022). O trabalho lhe rendeu a oportunidade de protagonizar sua primeira novela. 

Primeira vilã de Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa nunca fez uma vilã em novelas. Em 20 anos de carreira, a ruiva emplacou algumas protagonistas, mas esta será a primeira vez que flertará com a maldade.

“Ela é icônica, é uma vilã capaz de tudo, mas tem um tom cômico. Ela é um pouco fora do tom, tem um certo exagero. O horário das 7 permite isso… Ela tá passando por um momento de falência, o que é mais divertido ainda na história. É uma vilã que gosta de poder, mas que é falida e não perde a pose”, disse a atriz em coletiva de imprensa da novela.

Participação de Ary Fontoura aos 90 anos

Ary Fontoura como Seu Lampião em "Fuzuê" (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)
Ary Fontoura como Seu Lampião em “Fuzuê” (Foto: Fábio Rocha/TV Globo)

Aos 90 anos, Ary Fontoura emplacará mais uma novela em sua carreira. O ator, que está há cinco anos afastado dos folhetins, dará vida ao Seu Lampião, dono do Beco do Gambá, uma casa de eventos e shows na Lapa, no centro do Rio de Janeiro onde Luna trabalha na administração.

Comédia romântica

A novela trará muito mistério para a faixa das sete, mas também terá muitos momentos de leveza com cenas românticas e engraçadas. A trama de Gustavo Reiz é definida como uma comédia romântica que vai tratar, de forma leve e bem-humorada, sobre diferentes relações sociais e familiares.

Resumo das novelas

Você pode acompanhar todos os resumos das novelas no TV Foco.

Saiba tudo sobre novelas

Fique por dentro de todos os acontecimentos nas novelas que estão no ar no TV Foco.

🚨 Escândalo de Mani e Davi acaba com gravação na Globo + Leonardo se mete em chifre de Belo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]