Galã de novela do SBT morreu após 10 anos de luta contra AIDS e escondeu diagnóstico até seu último dia de vida

O famoso ator já estava debilitado na época das gravações do SBT, mas não resistiu às complicações da doença.

19/06/2025 18h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Relembre artista que brilhou na televisão (Foto: Reprodução)

Ator já estava debilitado na época das gravações, mas não resistiu às complicações da doença

Produzida pelo SBT em 1997, Os Ossos do Barão reuniu grandes nomes da dramaturgia nacional, como Ana Paula Arósio, Tarcísio Filho e Juca de Oliveira. No elenco, também estava um dos rostos mais marcantes da TV na década de 80: Thales Pan Chacon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aos 41 anos, o artista enfrentava sérios problemas de saúde nos bastidores da novela. Embora mantivesse a agenda de gravações, precisava fazer pausas constantes para repousar. Segundo informações da época, a emissora ajustava o cronograma para permitir que ele seguisse no projeto até abril daquele ano.

Entre 1986 e 1992, Thales Pan Chacon viveu um casamento discreto com Carla Camurati. Os dois nunca tiveram filhos, mas mantiveram uma relação marcada por companheirismo e silêncio diante da pressão social. A cineasta revelou em sua biografia que o então marido já convivia com o vírus da Aids durante o relacionamento, algo que mantiveram em segredo. “As pessoas tinham que se esconder como se fossem ratos disseminadores de uma praga”, escreveu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo sem admitir publicamente, o galã sabia do diagnóstico desde 1987. Por mais de uma década, lidou com a doença em silêncio. Em 1993, ele chegou a passar duas semanas na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, após uma forte pneumonia. A irmã, Silvia Pan Chacon Liberman, explicou à Folha de S.Paulo que o quadro se agravou nos últimos meses. “Ele tinha Aids havia pouco mais de dez anos. Nos últimos sete, oito meses, ele piorou”, disse.

Thales Pan Chacon, SBT, Globo
Thales Pan Chacon morreu aos 41 anos, em 1997, vítima das complicações da AIDS (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu com Thales Pan Chacon?

O ator faleceu em 2 de outubro de 1997, aos 41 anos, vítima de uma parada respiratória. Ele morreu em casa, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. A família optou por não levá-lo ao hospital, conforme relatado pela Folha na época.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Thales Pan Chacon, SBT
Thales Pan Chacon, que gravava novela do SBT, escondeu a doença até a morte (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, Thales Pan Chacon morreu em 1997, aos 41 anos de idade;
  • O ator gravou sua última novela no SBT, na trama de Os Ossos do Barão, com grandes nomes;
  • Na época, ele enfrentava sérios problemas de saúde, posteriormente revelados;
  • Pan Chacon havia recebido o diagnóstico de AIDS e lutou em segredo por 10 anos contra a doença.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre as celebridades!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.