TÁ GRANDONA!

R$14 bilhões na mesa e 1240 unidades: Gigante das academias no Brasil compra rival para aniquilar a Bluefit


Gigante das academias no Brasil faz compra de rival e se destaca para o desespero de concorrentes como a Bluefit (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Academias)

Gigante do setor de academias no Brasil compra rival para aniquilar concorrentes como a Bluefit

O mercado das academias é tão competitivo quanto àqueles que as frequentam. Também pudera, nos últimos anos foi um dos nichos que mais cresceram em questão de procura.

Apenas para ter uma vaga noção, conforme estudo levantado pelo Itaú Unibanco, os suplementos tiveram alta de 35,4%, enquanto as academias registraram um aumento de 27,7% em relação a 2022. 

Na média, o crescimento do mercado fitness foi de 35% ano a ano.

Nesse interim, uma gigante tem se destacado bastante e passando como um rolo compressor em cima de concorrentes, como a Bluefit.


Estamos falando da Smartfit, famosa por prestar um serviço de qualidade a preços extremamente acessíveis e populares.

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Tá dominado!

No ano de 2021, a Smartfit, em comunicado enviado no dia 16 de junho, anunciou a conclusão da compra de uma de suas maiores rivais da época, a Just Fit.

De acordo com o portal da própria empresa, o SmartNews, a operação entrou em conformidade com o propósito da empresa de democratizar o fitness de alto padrão e com isso consolidou a sua liderança de mercado em todo continente sulamericano.

Ou seja, as 27 unidades da Just Fit, dali em diante, entraram para o Grupo Smart Fit e receberam, de forma gradativa, mudanças de layout e troca da bandeira de marca.

Além disso, os novos colaboradores foram integrados em processos de boas práticas e clientes automaticamente migrados.

Com isso a Smartfit somou 923 unidades em todo o Brasil, presente em 147 cidades, em todos estados e no Distrito Federal. 

Um “monstro”

Agora em 2024 a Smartfit já pode se considerar um verdadeiro “monstro das academias”.

Isso porque, conforme o portal SeuDinheiro, um banco está recomentando comprar ações da academia e ainda enxerga espaço para que ela dobre ainda mais de tamanho.

O banco é nada mais nada menos que o JP Morgan, um dos mais respeitados quando falamos em investimentos.

O banco norte-americano iniciou a cobertura das ações da rede de academias de ginástica com recomendação overweight — equivalente à compra.

Os analistas calcularam um preço-alvo de R$ 31 para os papéis, o que representa um potencial de alta da ordem de 30%.

A Smart Fit é considerada a maior operadora de academias fora dos Estados Unidos, mas conta com apenas 13% de participação nos mercados onde atua.

O seu valor na B3 equivale a um pouco mais de R$ 14 bilhões “na mesa”.

Sendo assim, o JP Morgan vê a companhia como a mais bem posicionada para explorar três tendências do século que é:

  • Maior consciência sobre a saúde;
  • Envelhecimento da população;
  • Baixa penetração no mercado.

Nesse sentido, a Smart Fit deve manter um ritmo forte de expansão e entregar um crescimento médio anual de 18% nas receitas nos próximos cinco anos, ainda de acordo com os analistas.

Atualmente, o Grupo Smart Fit conta com mais de 1.240 unidades, próprias e franqueadas, em 14 países e 4,2 milhões de clientes.

Apenas para nível comparativo, isso ultrapassa concorrentes como a Bluefit que atualmente, de acordo com o portal Seu Dinheiro, conta com apenas 133 unidades.

Qual a origem da Smartfit?

Segundo a própria empresa, a origem da academia surgiu em 1996, com o nome de Bio Ritmo, em São Paulo.

Só que logo perceberam que havia necessidade de se destacar das opções já existentes no mercado.

Por isso, em 1997, abriram uma nova unidade com uma arquitetura completamente inovadora, em um projeto luminotécnico especial e uma ambientação que garantisse uma experiência sofisticada.

No ano de  2008, já era considerada como a maior rede high-end de academias do Brasil e, por isso, foi convidada a participar do Roundtable nos Estados Unidos.

Lá um grupo de empresários de diferentes países discutiam as melhores práticas e estratégias do mercado.

Foi quando a academia conheceu o projeto de academias low-cost, como a Planet Fitness, e decidiram trazer esse modelo para o Brasil.

Em 2009, lançaram a sua primeira operação low-cost com alto padrão, que conhecemos como Smart Fit.

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