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Pedido de falência, demissão em massa e 124 lojas fechadas: Globo anuncia fim de rival da C&A em 2025

11/02/2025 às 19h00

Por: Wellington Silva
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C&A / Falência - Montagem: TVFOCO

A gigante do varejo vive um momento de crise: o pedido de falência, acompanhado pela demissão de milhares de funcionários e pelo fechamento de 124 lojas, marca o fim de uma das principais rivais da C&A.

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Com a decisão anunciada agora em 2025, a empresa enfrenta um cenário desolador, refletindo os desafios do setor e a intensa concorrência que tem levado muitas marcas a reconsiderar sua posição no mercado.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações divulgadas pelo G1 da Globo, detalha agora o pedido de falência da empresa que opera lojas da Quiksilver e Billabong.

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Pedido de falência

A Liberated Brands, operadora das lojas das renomadas marcas de surfe e skate Quiksilver, Billabong e Volcom nos Estados Unidos, entrou com pedido de falência no Tribunal de Falências de Delaware em 2 de fevereiro de 2025.

Falência de rede de lojas de roupa nº1 no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Falência de rede de lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

A empresa anunciou o fechamento de todas as suas 124 lojas físicas no país e a demissão de aproximadamente 1.400 funcionários. A decisão foi motivada por desafios financeiros significativos enfrentados nos últimos anos.

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Entre os principais fatores que contribuíram para a crise da Liberated Brands estão:

  • A concorrência acirrada com marcas de fast fashion, que oferecem produtos a preços mais baixos e com reposição rápida de estoque.
  • Além disso, mudanças nos hábitos de consumo, com uma migração crescente para compras online.
  • Porém, aumento das taxas de juros e inflação persistente, que afetaram a capacidade financeira da empresa.
  • Atrasos nas cadeias de suprimentos, impactando os custos e os prazos de entrega.
  • por fim, redução geral na demanda por produtos em lojas físicas.

Detalhes

O CEO da Liberated Brands, Todd Hymel, destacou que “os consumidores podem agora comprar roupas mais baratas e recebê-las em poucos dias. Isso mudou completamente o mercado”.

No entanto, apesar do encerramento das lojas físicas nos EUA, as marcas Quiksilver, Billabong e Volcom continuarão a operar globalmente.

Loja da Billabong em Sydney, na Austrália (Foto: Reprodução)
Loja da Billabong em Sydney, na Austrália (Foto: Reprodução)

A Authentic Brands Group, proprietária dessas marcas, afirmou que as licenças serão transferidas para novos operadores, garantindo a continuidade da produção e distribuição dos produtos por meio de plataformas online e outros canais de varejo.

Lojas fechadas

A Liberated Brands, sediada na Califórnia, também gerenciava outras marcas reconhecidas, como Roxy e RVCA.

Porém, a empresa informou que, apenas na Califórnia, serão fechadas 35 lojas, afetando localidades em cidades como Camarillo, Commerce e Northridge.

Contudo, a crise da Liberated Brands reflete uma tendência mais ampla no setor de varejo, onde empresas tradicionais enfrentam dificuldades para competir com modelos de negócios mais ágeis e focados no comércio eletrônico.

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Falência, lojas fechadas – (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

No entanto, a capacidade de adaptação às novas dinâmicas de mercado tornou-se essencial para a sobrevivência nesse ambiente competitivo.

A Saraiva decretou falência?

Sim, a Saraiva, que já foi a maior rede de livrarias do Brasil, decretou falência em outubro de 2023.

Porém, após enfrentar dificuldades financeiras e estar em recuperação judicial desde 2018, a empresa solicitou autofalência, reconhecendo sua incapacidade de cumprir obrigações com fornecedores.

Contudo, a Justiça de São Paulo acatou o pedido, encerrando as atividades da livraria.

CONCLUSÃO 

Por fim, o pedido de falência da Liberated Brands e o consequente fechamento das lojas da Quiksilver, Billabong e Volcom nos Estados Unidos evidenciam os desafios enfrentados por empresas tradicionais diante das mudanças nos hábitos de consumo e da concorrência com modelos de negócios mais dinâmicos.

Contudo, a adaptação às novas realidades do mercado é crucial para a sustentabilidade e crescimento das marcas no cenário atual.

Veja também matéria especial sobre: Falência e calote de R$ 2,7BI: O adeus de companhia aérea, rival da Gol, confirmada por Lo Prete no JG.

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Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

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