Globo

Globo avança nos preparativos de nova minissérie sobre autora Janete Clair e detalhe chama atenção

Globo vai produzir minissérie sobre Janete Clair. (Foto: Reprodução)
Globo vai produzir minissérie sobre Janete Clair. (Foto: Reprodução)

Conforme informamos, a Globo surpreendeu ao cogitar produzir uma nova minissérie sobre Janete Clair, uma das maiores autoras de novelas da história da televisão brasileira. E o que antes era apenas uma ideia, agora se tornou algo concreto nos bastidores da emissora carioca.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, do UOL, a Globo acabou mesmo aprovando a ideia, e já começou a definir detalhes da produção. A trama, com o título provisório de Janete, terá dez episódios, com direção de Denise Saraceni. Newton Moreno, Renata Dias Gomes e Guilherme Vasconcelos foram os escolhidos para assinar os roteiros da minissérie.

Chama atenção o fato de Renata Dias Gomes estar envolvida no projeto. A título de curiosidade, ela é neta de Janete Clair e Dias Gomes, que foi outro grande autor e marido da saudosa novelista. Renata trabalha como roteirista na TV desde 2005, e já fez parte da equipe de colaboradores de várias novelas como Chamas da Vida (Record), Uma Rosa com Amor, Amor e Revolução (SBT), Império e Malhação: Vidas Brasileiras (Globo).

+Após Anitta e Pedro Scooby, Luana Piovani ganha declaração de suposto affair e deixa público perplexo

+Record parte pra cima, desbanca a Globo ao contratar nome de peso do jornalismo, mas dá programa de apenas 7 minutos

+ Geovanna Tominaga anuncia nascimento do filho e emociona com registro direto da maternidade

Apesar de definir a equipe principal da nova minissérie, a Globo ainda não escolheu o elenco de atores e nem especulou a data de estreia da produção.

Janete começou escrevendo novelas para o rádio, nos anos 50, e uma década depois migrou para a televisão, onde assinou tramas que foram fenômenos de audiência. Entre as novelas de maior sucesso da autora se destacam Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) — que em 2020 será reprisada pela primeira vez, através do Canal Viva — , Pecado Capital (1975), O Astro (1977) e Pai Herói (1979), que tiveram capítulos que chegaram a registrar 100 pontos de audiência, sendo sintonizados por praticamente todas as TV’s no horário nobre da Globo. O êxito de Janete na principal de faixa de horário da televisão fez com que ela ganhasse apelidos como “Maga” e “Nossa Senhora das Oito”.

A autora morreu precocemente, em 1983, aos 58 anos, e deixou uma novela inacabada, Eu Prometo, que acabou sendo finalizada por Glória Perez, que também se tornou uma grande autora de novelas da Globo.

Vale lembrar que algumas das novelas de maior sucesso da autora estão sendo adaptadas para o México. A pedido de um produtor mexicano, o roteirista Vitor de Oliveira está transformando as obras da autora em projetos de série. Entre os folhetins estão Selva de Pedra e Pai Herói.

Renata Dias Gomes será uma das roteiristas de nova minissérie sobre Janete Clair na Globo. (Foto: Reprodução)
Renata Dias Gomes será uma das roteiristas de nova minissérie sobre Janete Clair na Globo. (Foto: Reprodução)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.