Globo

Globo

Globo cancela novela pouco antes da estreia, é obrigada colocar reprise no ar e convoca autora às pressas

Globo perde audiência por conta da pandemia (Foto: Reprodução)
Globo perde audiência por conta da pandemia (Foto: Reprodução)

TV Globo vê novela ser vetada às vésperas da estreia e às pressas substitui por outra trama

Recentemente a TV Globo remasterizou e colocou à disposição dos assinantes da plataforma de streaming do Globoplay a famosa trama clássica “Pecado Capital” (1975), de Janete Clair.

O que poucos sabem, é que a famosa novela que marcou época com Francisco Cuoco e Betty Faria só existiu porque uma outra trama programada para ir ao ar na faixa das 20h, horário nobre da emissora, foi proibida de ser exibida naquele tempo pela censura da Ditadura Militar.

Segundo com o Memória Globo, a novela “Roque Santeiro“, de Dias Gomes, seria a próxima trama naquele ano de 1975 e substituiria “Escalada”. Infelizmente nas vésperas da estreia da trama, a Censura optou por não colocar a produção no ar devido às críticas veladas ao governo daqueles tempos fatídicos.

Às pressas, a TV Globo teve que substituir a estreia de “Roque Santeiro“, engavetar o projeto de forma brutal, e colocar no ar a reprise da trama “Selva de Pedra” na faixa. Até uma saia justa aconteceu com quem acompanhava a Globo naquele tempo, já que o próprio “Jornal Nacional” daquele mesmo dia fatídico, havia anunciado a produção de “Roque Santeiro”.

+Após 50 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó dão a pior notícia aos fãs e confirmam desfecho: “Triste”

Betty Faria e Francisco Cuoco em cenas de "Pecado Capital"
Betty Faria e Francisco Cuoco em cenas de “Pecado Capital” (Divulgação)

A saída da TV Globo foi correr contra o tempo e escalar a autora Janete Clair, então esposa do autor Dias Gomes, para escrever uma nova trama para ir ao ar na faixa e substituir o mais rápido possivel a reprise em horário nobre. Lembrando que Janete Clair era muito conhecida por sua facilidade de escrever capítulos de novelas e entregar tramas bem construídas de forma mais rápida que o comum, surgindo assim, “Pecado Capital”, que chegou a ter remake em 1998.

Veja também

ESCALAÇÃO E SUCESSO INESPERADO

Pecado Capital” (1975) de Janete Clair foi desenvolvida de última hora, às pressas, e claro, todos profissionais e artistas que estavam escalados para “Roque Santeiro” também tiveram que rebolar para encararem o desafio na correria e não prejudicar o bom andamento da dramaturgia da emissora carioca.

+Depois de estrelar diversos programas de humor e novelas, TV Globo dá adeus à Maria Clara Gueiros

Por exemplo, Lima Duarte, Francisco Cuoco e Betty Faria, que são os protagonistas originais de “Pecado Capital“, também faziam parte da trama anterior cancelada. Esta foi a primeira vez que a autora Janete Clair escreveu uma novela que tivesse temas mais humanos e cotidianos, já que seus folhetins costumavam envolver temas mais sobrenaturais.

Pecado Capital” acabou marcando época sem querer, já que não havia sido planejada com cuidado e o intuito era, o mais rápido possível, utilizar os artistas já escalados para que não ficassem sem serviço. No entanto, “Roque Santeiro“, de Dias Gomes, acabou só podendo ser produzida e ir ao ar sem maiores problemas, entre 1985 e 1986, após o fim da Ditadura Militar.

VÍDEO YOUTUBE: Guerra de Sonia Abrão e Catía Fonseca explode "Falsa"

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários