Jornal da Globo confirma mais um aumento no INSS que atinge em cheio os aposentados e pensionistas da autarquia
O INSS é a base da seguridade social no Brasil, garantindo benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. O piso salarial dos auxílios são baseados no salário mínimo nacional.
Dessa forma, sempre que há o aumento do salário mínimo, o piso do INSS também sofre um reajuste. Além disso, apesar do ajuste positivo no piso salarial, um novo aumento não é nada bom para os 60+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Extra’, jornal digital do Grupo Globo, o teto de juros do crédito consignado recebeu um reajuste afetando os segurados.
Aumento do teto de juros do consignado
De acordo com o jornal da Globo, desde junho de 2024, a taxa do crédito consignado estava fixada em 1,66% ao mês, mesmo após o aumento da Selic.
A mudança ocorreu no contexto da suspensão dessa modalidade de crédito por vários bancos. A diferença média registrada entre o custo de captação e os juros cobrados no INSS é de 0,51%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Risco de perder o benefício”: INSS emite comunicado com 1 atitude que CANCELA a aposentadoria em 2025
● Atenção hoje (28): Plano de lei do INSS anunciado traz antecipação mais aguardada pelos beneficiários em 2025
● R$10BI e aposentados em alerta: INSS arma corte em quase 1M de benefícios por 2 atitudes em 2025
Devido à baixa rentabilidade, muitos bancos pararam de ofertar a modalidade do crédito consignado por meio de correspondentes bancários.
Embora representantes do setor bancário tenham solicitado um aumento para 1,99%, o governo decidiu manter o valor em 1,80% ao mês, argumentando que o risco de inadimplência é menor entre os beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, 78 instituições financeiras oferecem o crédito consignado, e os beneficiários podem consultar as taxas no site da Previdência Social ou no portal Meu INSS, sem precisar de login ou senha.
Considerações finais
- Em resumo, o aumento do teto de juros do crédito consignado afeta os aposentados e pensionistas.
- O governo ajustou o teto para 1,80% ao mês, considerando o baixo risco de inadimplência dos beneficiários.
- Contudo, o aumento dos juros pode prejudicar financeiramente os segurados, sendo importante ficar atento as condições.
- É necessário encontrar soluções para equilibrar as necessidades dos aposentados com a realidade econômica.
Como acessar o Meu INSS?
Em resumo, você pode acessar a plataforma da Previdência Social, “Meu INSS”, pelo site oficial (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, use seu CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Caso não tenha cadastro, crie um no próprio site para acessar os serviços.
CLIQUE AQUI e veja diversas outras informações sobre o INSS.