Globo confirma fim definitivo em gratuidade no RioCard e substituto nos ônibus hoje (16)

Globo confirma fim da gratuidade do Riocard em ônibus e transportes municipais do Rio e prefeitura anuncia substituto definitivo
A Globo, através do seu portal de notícias O Globo, confirmou o fim da gratuidade pelo sistema Riocard nos transportes municipais do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu lugar, entra em cena o cartão Jaé, que concentrará, a partir de 5 de julho, todas as gratuidades no transporte público da capital fluminense.
A mudança encerra de forma definitiva o uso do Riocard para ônibus, BRT, VLT, vans e os chamados cabritinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas os usuários do Bilhete Único Intermunicipal continuarão utilizando o sistema antigo.
Sendo assim, a equipe especializada em transportes do TV Foco, baseada em informações divulgadas pelo portal mencionado, traz mais detalhes sobre essas mudanças.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A decisão:
A decisão foi apresentada em entrevista coletiva pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere e pela secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Cavaliere destacou que a mudança representa a quebra da “caixa-preta” da bilhetagem carioca:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Jaé representa a saída da caixa-preta e a entrada em um novo capítulo do transporte público, transparente e auditável” – Afirmou.
“É a prefeitura que passa a controlar os dados, os números e o funcionamento do sistema. Isso sempre foi uma demanda da sociedade e dos órgãos de controle” – Finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Maína Celidonio, todas as novas emissões de gratuidade já vêm sendo feitas exclusivamente pelo Jaé desde março.

Empresas envolvidas e licitação
O Jaé integra o novo modelo de bilhetagem pública, implementado após um imbróglio judicial entre a prefeitura e o setor privado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No início do mês, Autopass e Billing Pay selaram um acordo: a Billing continuará fornecendo tecnologia e validadores, enquanto a Autopass, que adquiriu a Concessionária Bilhete Digital S.A. (CBD), assume a operação dos cartões e lojas.
A licitação do transporte municipal prevê a divisão da cidade em 31 lotes, exigência de veículos novos e rebaixados, e é parte do esforço da gestão municipal para reorganizar um sistema há muito criticado por sua opacidade e ineficiência.
Como vai funcionar a substituição do Riocard pelo Jaé?
A migração ocorrerá em duas etapas:
- 5 de julho: Todas as gratuidades passarão a ser operadas exclusivamente pelo Jaé. O Riocard deixará de funcionar para idosos, pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e universitários de baixa renda em ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos.
- 2 de agosto: Apenas o Jaé poderá ser usado para integrações entre modais municipais (ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos), dentro do prazo de 3 horas. Passageiros que utilizam modais estaduais (metrô, trem, barca) e precisam dos municipais deverão usar dois cartões: Jaé e Riocard.
A prefeitura já emitiu cerca de 1,3 milhão de cartões Jaé, com 2 milhões de pessoas cadastradas. No entanto, muitos ainda não retiraram o cartão físico.

Quem tem direito à gratuidade?
- Idosos acima de 65 anos, moradores do Rio, receberão o cartão físico em casa, gratuitamente, mediante solicitação pelo aplicativo.

- Pessoas com deficiência e doentes crônicos devem apresentar laudo médico emitido por unidade de saúde municipal. O cartão pode ser retirado gratuitamente em loja ou ser entregue em casa, com taxa de R$ 7,95.
- Estudantes da rede pública, universitários de baixa renda e beneficiários de programas federais (como o Prouni) devem se cadastrar pelo aplicativo para garantir a gratuidade.
Mas, e quem faz integração intermunicipal?
Conforme mencionamos acima, os usuários do Bilhete Único Intermunicipal poderão continuar usando o Riocard.
No entanto, quem utiliza transportes municipais e estaduais e não possui o benefício estadual terá que usar dois cartões.
Ou seja, neste caso, a empresa empregadora deve informar os trajetos dos funcionários e solicitar os dois cartões:
- Jaé para modais municipais;
- Riocard para os demais.
Como obter o cartão Jaé?
O usuário pode escolher uma das quatro formas para adquirir o cartão:
- Cartão digital (app Jaé) – Gratuito.
- Cartão físico com entrega em casa – Solicitado pelo aplicativo. Gratuito apenas para idosos; demais pagam R$ 7,95.

- Cartão físico em loja – Retirada gratuita após 72h da solicitação.
- Cartão avulso – Comprado em máquinas nas estações do VLT. Não exige CPF e serve principalmente para turistas.
Inclusive, cartões registrados mantêm o saldo em caso de perda ou roubo.
Conclusão
Em suma, com a adoção do Jaé, a Prefeitura do Rio centraliza o controle do sistema de bilhetagem e promete mais transparência.
A substituição do Riocard representa uma inflexão na política de transportes da cidade, que passa a operar sob nova gestão e tecnologia.
Usuários devem se preparar para a transição, sob risco de perder o direito à gratuidade e à integração.
O prazo está dado e, segundo a prefeitura, não haverá prorrogação. Mas, para saber mais sobre os sistemas de bilhete único em demais localidades, clique aqui. *
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.