Alerta

Confirmado em Jornal da Globo: A proibição da ANVISA de 3 leites populares e até supermercado interditado

10/06/2024 às 11h23

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
A suspensão da Anvisa de 3 leites amados dos brasileiros (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anvisa suspendeu a venda de 3 lotes de leites e um supermercado acabou fiscalizado por vendê-los de maneira irregular

Um supermercado gigante passou por uma fiscalização em julho de 2023, onde identificaram a venda proibida de 3 leites famosos. Por conta disso, os produtos acabaram apreendidos e toda a informação teve a confirmação de um jornal da Globo.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A Anvisa é um dos principais órgãos do país, que analisam todos os produtos e estabelecimentos que chegam na casa dos consumidores. Sempre quando identificam algum problema, emitem um rápido alerta, para que ninguém tenha a saúde atingida.

De acordo com o portal ‘G1’, em junho de 2023 a Anvisa suspendeu a comercialização de 3 produtos da marca Natville. Neles estão o Leite UHT Integral, o Leite UHT Desnatado e o Soro de Leite em Pó parcialmente desmineralizado 40% (Embalagem de 25kg).

O supermercado teve quase 2 mil litros de leites apreendidos (Reprodução: Vigilância Sanitária de Maceió)
O supermercado teve quase 2 mil litros de leites apreendidos (Reprodução: Vigilância Sanitária de Maceió)

A medida se deu por conta da produção destes produtos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantiriam a sua qualidade. Assim, todos eles fabricados dentre os meses de janeiro e maio de 2023.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Supermercado fiscalizado

Um mês depois da suspensão da Anvisa desses produtos, ainda segundo o jornal da Globo, um supermercado de Maceió passou por uma fiscalização. Segundo a Vigilância Sanitária, encontraram quase 2 mil litros de leita da Natville naquela data de fabricação entre janeiro e maio.

Veja também

Por conta disso, todos os produtos encontrados acabaram apreendidos. Porém, a empresa fabricante do leite não tinha culpa do produto ainda estar à venda e o recolhimento deveria ser de responsabilidade do dono do estabelecimento.

O leite da Natville fabricado entre janeiro e maio de 2023 apresentou problemas (Reprodução: Vigilância Sanitária de Maceió)
O leite da Natville fabricado entre janeiro e maio de 2023 apresentou problemas (Reprodução: Vigilância Sanitária de Maceió)

“O recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu. Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”, disse Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió.

Sobre o caso, a Natville não comentou nada e seus demais produtos seguem à venda, sem nenhum risco aos consumidores. Já o supermercado segue com as portas abertas, já que somente os leites estavam proibidos de comercialização.

A empresa recolheu centenas de litros de leite (Reprodução: Vigilância Sanitária de Maceió)
A empresa recolheu centenas de litros de leite (Reprodução: Vigilância Sanitária de Maceió)

Qual o papel da Anvisa?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. Portanto a Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

🚨 Luto! Bozo morre + Polícia investiga mort3 de Nahim como ass@ssin@to + Tati puxa tapete de Eliana?   

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.