Globo comunica demolição de gigante em Salvador (BA) e entristece baianos em junho

Gigante teve a demolição confirmada em Salvador e baianos ficaram sem chão com notícia desoladora
Um gigante bastante popular de Salvador (BA), acabou tendo um desfecho totalmente inesperado por muitos baianos. A grande realidade é que, a demolição acabou sendo confirmada em jornal da Globo e todos estão cientes disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal g1, da Globo, traz à tona maiores detalhes sobre a demolição colossal.
Demolição de gigante
Em suma, a grande realidade é que, um terreiro de candomblé que funcionava no Parque Pituaçu, em Salvador, acabou sendo demolido. A derrubada ocorreu pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no dia (9) de junho de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os filhos de santo do terreiro Ilê Axé Oya Onira’D dizem que a demolição se deu sem qualquer aviso prévio. Por sua vez, o Inema enfatiza que o local estava irregular e ocupava uma área de proteção ambiental.
De acordo com a ialorixá do terreiro, Naiara de Oya, ela já tinha documentos de intenção de compra da área e o local sagrado já existia há oito anos. A mesma diz que o documento de compra e venda veio a ser apresentado ao Inema desde a notificação ao grupo sobre a demolição do local.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Escritura é algo que não existe aqui, porque isso aqui tudo é invasão. Mas existe um papel de compra e venda que foi apresentado desde a primeira vez que fomos notificados que estávamos em uma área ambiental. Estávamos em uma área ambiental onde já moravam pessoas”, disse ela, em entrevista à TV Bahia.
Situação irregular
Por meio de um comunicado, o Inema disse que o imóvel estava em situação irregular e em uma Área de Proteção Permanente (APP). O órgão disse ter acompanhado a situação desde dezembro de 2024, quando a ocupação acabou sendo identificada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o jornal da Globo, depois de uma visita técnica no local, veio a ser constatado os impactos ambientais da permanência da estrutura. Dentre os problemas principais estão os riscos de contaminação do solo, descarte irregular de resíduos e o uso indevido de recursos naturais.
A ação de demolição teve a coordenação do Inema e contou com a participação de diversos órgãos estaduais, incluindo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Casa Civil;
- Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb);
- Secretaria do Meio Ambiente (Sema);
- Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi);
- Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder);
- Polícia Militar da Bahia;
- Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Considerações finais
- A prefeitura de Salvador demoliu o terreiro de candomblé Ilê Axé Oya Onira, localizado no Parque Pituaçu, em 9 de junho de 2025;
- O Inema, com apoio de órgãos estaduais, demoliu o terreiro de candomblé Ilê Axé Oya Onira devido à ocupação irregular em Área de Proteção Permanente (APP) e aos impactos ambientais;
- A comunidade considerava sagrado o terreiro que funcionava há oito anos no local;
- Em suma, a Inema alega que identificou a ocupação irregular em dezembro de 2024.
Veja dois shoppings amados demolidos CLICANDO AQUI.
Precisa de autorização para demolição?
A resposta para essa pergunta é sim. Para demolir uma edificação existente, é necessário obter o Alvará de Demolição, documento atualmente emitido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]