Globo

Globo define detalhes da nova novela de Gilberto Braga, que voltará à TV após fracasso histórico com Babilônia

Gilberto Braga tem novo trabalho definido na Globo. (Foto: Divulgação)
Gilberto Braga tem novo trabalho definido na Globo. (Foto: Divulgação)

Gilberto Braga retomará parceria de sucesso com autora e diretor na Globo

Gilberto Braga é responsável por algumas das novelas de maior sucesso da história da Globo, entre elas Dancin’ Days (1978) e Vale Tudo (1988), considerada por muitos o melhor folhetim brasileiro de todos os tempos.

Porém, o último trabalho do autor na emissora carioca também entrou para a história de forma negativa. Em parceria com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, ele assinou a novela Babilônia (2015), que foi um verdadeiro fracasso, chegando, inclusive, a registrar a menor audiência da história da faixa das 21h da Globo até então.

No entanto, se engana quem pensa que após Babilônia o autor perderia todo o seu prestígio na emissora carioca e se aposentaria de vez. Desde o fim da novela, surgiram inúmeros rumores a respeito do futuro de Gilberto, principalmente o de que ele não voltaria mais a escrever folhetins, apenas projetos mais curtos, tendo em vista uma minissérie sobre Elis Regina e uma supersérie para a faixa das 23h.

+ Gracyanne Barbosa é humilhada pelo público, não consegue manter a compostura e perde a paciência: “Infeliz”

+ Dança dos Famosos, do Faustão, tem grave acidente com participante, emocionante anúncio e proposta de emprego

O próprio autor, em entrevista ao programa Donos da História, do Canal Viva, em 2017, admitiu um certo desgaste e contou que não pensava mais em escrever novelas, pelo menos para a faixa das 21h, onde existe o maior nível de exigência.

No entanto, os seus projetos mais curtos ficaram “emperrados” na Globo, e a emissora carioca acabou definindo que o retorno do veterano à telinha será novamente com uma novela, mas dessa vez para a faixa das 18h. O autor vinha de uma sequência de quatro folhetins consecutivos no horário nobre, e agora retornará à faixa das seis após mais de vinte anos.

A nova trama, com o título provisório de Feira das Vaidades, uma adaptação do romance britânico escrito por William Makepeace Thackeray, tem estreia prevista para o segundo semestre de 2020, sucedendo Nos Tempos do Imperador.

Mesmo se tratando de um folhetim, a Globo deve atender ao desejo do autor e produzirá uma novela de menor duração, com cerca de 100 capítulos, e fará uma experiência de formato que poderá ser aplicada a folhetins futuros.

A novidade, segundo informações do site da jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, é que o autor será fiel ao romance, mas fará uma adaptação para os anos 1920 e irá transpor a história para o Rio de Janeiro.

A Globo também definiu que a novela será dirigida por Dennis Carvalho e terá coautoria de Denise Bandeira; ambos repetirão a parceria de sucesso com Gilberto Braga em Celebridade (2003). O primeiro bloco de capítulos já foi entregue à direção.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.