A novela “Tieta”, que quase não foi ao ar, só estreou na tela da Globo porque o diretor da emissora não queria “Barriga de Aluguel”
“Tieta” foi o grande sucesso da Globo em 1989 e é até hoje a novela mais importante da carreira de Betty Faria, que já estrelou “Pecado Capital” (1975) anteriormente, por exemplo. O que muita gente não sabe é que o folhetim quase não existiu, mas também só foi para o ar porque uma novela foi derrubada às pressas.
De acordo com o Notícias da TV, a Globo estrearia “Barriga de Aluguel” naquele ano, mas José Bonifácio, o Boni, decidiu que não era o momento de levar a trama para o ar, já que tinha excesso de drama. Felizmente, o folhetim de Glória Perez foi ao ar na faixa das 6 no ano seguinte e se tornou um grande sucesso.
A emissora negociava com a procuradora de Jorge Amado desde 1996 uma adaptação de “Tieta”, mas cobraram nada menos que US$ 160 mil pelos direitos autorais.
PAPEL DA ATRIZ
Betty Faria negociou ela própria com Jorge Amado uma adaptação de sua obra para a produção de uma novela. Tudo estava interligado.
O diretor Daniel Filho contou que encontrou o escritor durante um passeio por Paris, em 1974, enquanto ele ainda escrevia “Tieta”. O autor afirmou naquela ocasião que se um dia a obra parasse na TV, queria a atriz como a personagem principal.
Veja também

“Nunca vai dar certo”, detona Túlio em textão, após Fátima Bernardes anunciar separação: “Chegou ao fim”

Tiago Leifert, na ESPN, faz desabafo, expõe Globo é revela triste fase no Globo Esporte: “Sofri muito”

Sophia Valverde, de Poliana Moça, passa por cirurgia nos seios, é internada e SBT dá desfecho para atriz em novela
A atriz fazia “O Salvador da Pátria” e a adaptação conseguiu acrescentar algo na novela que não tinha no livro, o que lhe garantiu 18 capítulos. Isso foi o suficiente para que a artista terminasse o folhetim anterior e conseguisse entrar na trama.
EXPLODIU EM SUCESSO
“Tieta” foi um grande sucesso de crítica e de público, alcançando 70 pontos de audiência em seus capítulos finais. Apesar das diferenças com o livro, a novela conseguiu passar a ideia de Aguinaldo Silva, autor da trama, com o mesmo peso da obra escrita.

VÍDEO YOUTUBE: Guerra de Sonia Abrão e Catía Fonseca explode "Falsa"
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Ler comentários