Globo

Globo derruba veto inusitado nos bastidores após mais de 50 anos

Globo libera uso de bermudas nos bastidores após mais de 50 anos. (Foto: Reprodução)
Globo libera uso de bermudas nos bastidores após mais de 50 anos. (Foto: Reprodução)

Seguindo um costume tradicional e bastante formal, a Globo havia estabelecido uma regra inusitada e que pouca gente conhecia: desde a sua fundação, em 1965, os seus funcionários e colaboradores não podiam usar bermudas nas dependências da emissora carioca.

Essa determinação valia especialmente para os homens e na sede principal da Globo no Rio de Janeiro. Em uma diferenciação de gênero injusta, e nesse caso às avessas, as mulheres eram poupadas e podiam circular pelos bastidores sem restrições em relação às suas vestimentas. Essa regra, obviamente, chegava a causar certo transtorno, uma vez que os homens não podiam driblar o forte calor carioca utilizando bermudas ou shorts durante o expediente na emissora.

Isso valia sobretudo para os jornalistas e o pessoal da equipe técnica da Globo, que deveriam manter uma imagem mais séria e formal. Os atores, donos de uma liberdade estética maior, sempre foram poupados dessa determinação.

+ Globo avança nos preparativos de nova minissérie sobre autora Janete Clair e detalhe chama atenção

+ Silvio Santos tem grande segredo colocado no ventilador e ex-funcionário faz revelações inéditas: “Parecíamos namorados”

+ ‘Quebrada’: Atriz da Globo, Suzy Rêgo desabafa sobre situação financeira, revela que usa carro ‘velho do sogro’ e bilhete único

Levou décadas, porém, de acordo com a jornalista Cristina Padilgione, a Globo finalmente derrubou esse veto inusitado nos bastidores. Através de um comunicado, a emissora carioca anunciou que, a partir de agora, o uso de bermudas nas dependências do canal está liberado: “Cada pessoa é única. E uma das formas mais interessantes da gente mostrar quem é tá na maneira de se vestir. Aqui na Globo valorizamos. Que você seja quem você é. Por isso, a partir de hoje, o uso da bermuda nos nossos endereços está liberado”.

O anúncio do fim desse veto também pôs fim a teoria criada pelo público de que os âncoras da Globo, nos tempos em que permaneciam apenas sentados atrás da bancada, apresentavam os telejornais de bermudas. Esse comunicado chega para confirmar que isso nunca ocorreu, uma vez que o uso de bermudas sempre foi proibido no jornalismo.

Porém, durante uma participação no Altas Horas, em 2014, Cid Moreira revelou que já chegou a apresentar uma edição do Jornal Nacional de bermudas, mas que isso ocorreu em um caso de urgência, quando ele chegou aos estúdios da Globo em cima da hora após enfrentar um trânsito caótico no Rio de Janeiro, durante o Carnaval, sem tempo para se vestir de forma adequada.

Em 2015, durante uma edição do Encontro, Fátima Bernardes já havia assegurado que o ex-marido, William Bonner, nunca apresentou o Jornal Nacional de bermuda.

William Bonner na bancada do Jornal Nacional, da Globo. (Foto: Reprodução)
William Bonner na bancada do Jornal Nacional, da Globo. (Foto: Reprodução)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.