EITA

Terror com açúcar rival da União e queijo podre: Globo desmascara 2 empresas alimentícias lacradas pela ANVISA

24/06/2024 às 23h30

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Logo da Globo e Anvisa (Fotos: Reproduções / GloboPlay / Internet)

A Vigilância Sanitária precisou agir contra 2 empresas alimentícias que foram lacradas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos sobre 2 empresas alimentícias que receberam uma notificação do órgão federal e viraram notícia na Globo.

Açúcar:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 23 de agosto de 2023, a afiliada da Globo em Campinas (SP), trouxe uma informação sobre uma empresa de açúcar, rival da União, que estava funcionando em condições irregulares. “A Vigilância Sanitária e a Polícia Civil interditaram uma empresa que empacotava e distribuia açúcar sem condições de higiene”, disse a jornalista.

A empresa estava localizada em Americana. Segundo a reportagem da Globo, o órgão foi acionado pela Polícia Civil, que foi ao galpão localizado no Loteamento Industrial e constatou crime ambiental: um vazamento de óleo hidráulico contamina o solo. Uma pessoa foi presa. Foram apreendidos 300 toneladas de açúcar impróprios para o consumo.

Continua após o Veja Também

Veja também

“A Vigilância Sanitária esteve no local e lacrou, produção parou. Todas as toneladas estão apreendidas até que saia o laudo pela Vigilância, que já atestou a impropriedade para o comércio. É um crime grave, pode gerar uma intoxicação diante do armazenamento precário, sem as mínimas condições de higiene”, disse o delegado Felipe Rodrigues, do 1º DP de Americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa / Açúcar - Montagem TVFOCO
Anvisa / Açúcar – Montagem TVFOCO

Pronunciamento:

Na ocasião, a equipe da Globo chegou a entrar em contato por telefone com a empresa alvo da operação da Polícia Civil, mas os representantes não quiseram se manifestar sobre o caso. Entretanto, nosso espaço segue em aberto para pronunciamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação atual:

Não temos informações atualizadas sobre o funcionamento da empresa.

Produtos vencidos em estabelecimento:

Em 25 de março de 2024, outra afiliada da Globo trouxe informações importantes a respeito de uma operação da Polícia Civil que apreendeu alimentos vencidos em um depósito de Tambaú (SP). A operação aconteceu na Euro Frios Atacadista. O estabelecimento foi lacrado pela Vigilância Sanitária.

Alimentos vencidos são apreendidos em depósito de frios em Tambaú — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Alimentos vencidos são apreendidos em depósito de frios em Tambaú — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Segundo o G1, o dono do estabelecimento, Maurício Clemente Astolpho, chegou a ser preso por crime contra o consumidor, mas foi solto após passar por audiência de custódia que determinou o pagamento de fiança no valor de três salários mínimos – o equivalente a R$ 4.236.

Segundo a Polícia Civil, durante a fiscalização, foi descoberto um “estoque impressionante de alimentos vencidos desde o ano de 2022 e sem procedência, armazenados de forma inadequada em quatro câmaras frias e em outros locais do estabelecimento, como paletes e prateleiras”.

Alimentos vencidos são apreendidos em depósito de frios em Tambaú — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Alimentos vencidos são apreendidos em depósito de frios em Tambaú — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Pronunciamento:

Não encontramos nenhum pronunciamento do estabelecimento a respeito do ocorrido. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização.

Situação atual:

Não temos informações atuais a respeito do funcionamento do estabelecimento. Vale lembrar que o espaço foi apenas interditado.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia na Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

Anvisa
Kelves Araújo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.