Globo

Homem faz denúncia grava contra Globo, pede indenização milionária e decisão judicial é arrebatadora

A Globo foi surpreendida com decisão judicial em caso antigo - Foto: Reprodução
A Globo foi surpreendida com decisão judicial em caso antigo – Foto: Reprodução

Maior emissora do Brasil, a Globo foi vencedora em disputa judicial em caso antigo por causa de reportagem exibida em que expôs homem

No ano de 2017, a Globo foi envolvida em uma enorme polêmica por causa de reportagens exibidas em diferentes telejornais do Grupo Globo que mostraram um homem e associaram sua imagem a de um traficante no Rio de Janeiro. Três anos depois, agora em 2020, finalmente foi divulgada a decisão judicial fina referente ao caso.

No ano passado, uma decisão já havia sido divulgada pela justiça, e desfavorável à Globo. Desde o início a emissora alega que não poderia ser punida pelo fato de o rosto do homem não aparecer nas reportagens, mas mesmo assim o juiz Leonardo de Castro Gomes, da 17ª Vara Cível do Rio de Janeiro, entendeu que a associação da imagem do homem ao tráfico era motivo para punir a Globo.

+Arthur Aguiar, após estraçalhar com a vida de Mayra Cardi, implora perdão e se justifica: “Culpa por tudo”

+Sonia Abrão tem romance secreto exposto em público por famoso e vídeo de beijo vaza com recado bomba

+Após texto de despedida da Record e recado público de Xuxa, Geraldo Luís expõe verdade e confirma bomba

“Ainda que se considere um impacto diminuto na honra objetiva do autor originário, na medida em que a visualização de seu rosto é bastante dificultada […], não é descartado que ele possa ter sido identificado por vizinhos e familiares. Por outro lado, é inegável a violação à sua honra subjetiva”, escreveu o profissional na ocasião.

Emissora recorreu

A Globo recorreu dessa decisão e o caso foi parar nas mãos do desembargador Arthur Narciso de Oliveira, da 26ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, que por sua vez acatou o pedido da Globo e tomou a decisão avassaladora de absorver a emissora das acusações. Ele destacou em primeiro lugar que as imagens exibidas no Bom Dia Rio não tinham nitidez em relação ao rosto da vítima.

Famoso ator da Globo está de mudança (foto: Reprodução/TV Globo)
Famoso ator da Globo está de mudança (foto: Reprodução/TV Globo)

Decisão arrebatadora pra Globo

“[A vítima] passava atrás do poste e árvore, circunstância que inviabilizou a precisa identificação visual do pedestre por quem não fosse de seu relacionamento próximo. Cabe registrar, novamente, que a imagem foi cortada, antes que pudesse aparecer o rosto do transeunte”, alegou o desembargador em sua decisão.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.