OFICIAL

Globo e Band atingidas: Chegada de 100 novas emissoras no Brasil é confirmada para aterrorizar 2 gigantes

15/05/2024 às 19h08

Por: Lucas Brito
Além da TV, a Globo também tem emissora de rádio (Foto: Divulgação)
Além da TV, a Globo também tem emissora de rádio (Foto: Divulgação)

Empresa assinou contratos para a criação de canais em parceria com instituições de ensino, diz revista

Globo e Band estão entre as principais emissoras da TV aberta. Mas, além da mídia televisiva, ambas mantêm também rádios importantes em funcionamento no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O foco, claro, é no entretenimento e no jornalismo. Mas, desde o ano passado, surgiu a informação de que surgirão novas concorrentes, ainda que o conteúdo seja distinto. A ideia, até então, seria a chegada de 100 novas estações.

Globo, Band
Chegada de 100 novas emissoras está prevista como parte da Empresa Brasil de Comunicação, do Governo Federal (Foto: Divulgação)

Segundo a revista Veja, em outubro, o Governo Federal anunciou a expansão da Empresa Brasil de Comunicação, lançada em 2007. Para quem não sabe, esse é o conglomerado estatal de mídia, sendo administrado pelo poder público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a matéria, foram assinados acordos de cooperação com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, além de 31 universidades federais para a operação de 72 novas emissoras estatais ao público.

Entre os nomes parceiros, aparecem Universidade Federal Rio de Janeiro, Universidade Federal São Carlos e Universidade Federal do Sul da Bahia, que terão seus canais de televisão sob contrato com a EBC. Mas, existe também um outro negócio em andamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mesmo mês, a Secretaria de Comunicação Social revelou que ainda 13 instituições devem assinar acordos com o conglomerado do Governo Federal em breve, dando espaço às outras 28 emissoras de rádio ou TV, totalizando as 100 anunciadas anteriormente.

Globo
Na TV aberta, a Globo como líder de audiência (Foto: Divulgação)

É verdade que a Globo está falindo?

Apesar das alterações financeiras, a empresa da família Marinho segue com faturamento inalcançável às outras concorrentes. Na verdade, todas essas mudanças e demissões são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado midiático.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos 3 anos, diversos atores, apresentadores e jornalistas foram mandados embora. Agora, a direção tem optado por contratos menores e por obra definida, sem a necessidade de pagar salários milionários por longa data, como acontecia antigamente.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque
Globo

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.