Novelas

ighomeNovelas

Globo é proibida de exibir novela, recebe ordem no dia da estreia e é obrigada a colocar reprise no ar

Emissora já precisou derrubar estreia de novela (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo tomou uma medida urgente após a Censura Federal cancelar a estreia de uma novela na véspera; daí surgiu “Pecado Capital”

A Globo liberou para exibição a novela “Pecado Capital”, exibida originalmente em 1975, no catálogo do Globoplay, no fim de janeiro. O que muita gente não sabe, é que o folhetim só existiu porque a faixa que entraria no horário das 8 naquele ano foi proibida de ir ao ar pela censura da Ditadura Militar.

De acordo com o Memória Globo, a novela “Roque Santeiro”, de Dias Gomes, entraria no ar no lugar de “Escalada”, mais nas vésperas da estreia a Censura optou por não colocar a produção no ar devido às críticas veladas ao governo. Isso fez com que a emissora entrasse em colapso, já que o próprio “Jornal Nacional” daquele dia havia anunciado a produção.

Isso fez com que a Globo colocasse uma reprise de “Selva de Pedra” no lugar. Enquanto isso, Janete Clair, esposa de Dias Gomes, foi convocada para escrever uma trama nova. Ela era conhecida pela facilidade de escrever capítulos de novelas e entregar tramas bem construídas de forma muito rápida.

CORRERIA

Foi a partir disso que a autora desenvolveu “Pecado Capital”. A profissional ainda teve todo o cuidado de realoca os atores que estariam em “Roque Santeiro” para a sua novela. Sua maior preocupação é que os integrantes do elenco da trama cancelada ficassem sem emprego.

Lima Duarte, Francisco Cuoco e Betty Faria, que são os protagonistas originais, também faziam parte da trama anterior. Esta foi a primeira vez que ela escreveu uma novela que tivesse temas humanizados, já que suas histórias costumavam envolver tramas fantasiosas e pouco realistas.

Veja também

SUCESSO

O sucesso de “Pecado Capital” foi tão grande logo de início que fez a Globo marcar números extraordinários de audiência na estreia. Até hoje, a trama é conhecida como a melhor história já feita por Janete Clair. “Roque Santeiro”, por sua vez, só foi ao ar em uma nova versão em 1986, e é um dos maiores sucessos do canal.

Francisco Cuoco e Betty Faria em "Pecado Capital" (Foto: Divulgação/TV Globo)
Francisco Cuoco e Betty Faria em “Pecado Capital” (Foto: Divulgação/TV Globo)

VÍDEO YOUTUBE: Patricia Poeta tem atitude absurda + Simaria dá recado sobre paixão por cunhado

Assuntos

pecado capital

Quem escreve

Paulo Damião

Paulo Damião é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários