A Globo luta com perdas bilionárias de faturamento, demissões de gigantes como Tiago Leifert e Faustão, além de dívidas absurdas
A Globo sem dúvidas tem passado por sua crise mais delicada. Com a chegada da pandemia e a mudança na forma de manter vínculos com funcionários, a platinada está cada vez mais sendo rejeitada por artistas, jornalistas e diretores.
De acordo com Ricardo Feltrin, do Splash, a emissora tem enfrentado o pior momento de público, lucro líquido e, pior, de profissionais. Segundo o colunista, o canal antes demitia, agora, funcionários pedem demissão.
Exemplos dessa debandada são Tiago Leifert, Faustão, Antonio Fagundes e diretores importantes como Cris Gomes, que trocou a Globo pela Band, onde comandará o programa de Fausto Silva.
O Valor Econômico dá conta de que a emissora tem perdido cada vez mais lucro nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2020 a empresa fechou uma receita líquida de R$ 12,523 bilhões, ou seja, uma queda de 11% na receita líquida. Em 2019, por sua vez, a platinada fechou em R$ 14,1 bilhões.
O portal Terra também dá conta de que a platinada possui dívidas em sua conta, tendo em vista a desvalorização do dólar em relação ao real.
Veja também
Festa com R$ 2 mil, novo abono e extra inédito de R$ 300: Globo é paralisada com 3 pagamentos urgentes na Caixa
“Ficava duro em frente a Mariana Ximenes”: A revelação bomba de astro da Globo ao expor bastidores de novela
Fatal: Sabina paralisa a Globo com supermercado tradicional lacrado em SP e morte devastadora: “Infelizmente”
NÃO VAI FALIR
Mesmo com o prejuízo e o número cada vez menor de audiência, a Globo sempre fecha o ano “no azul”. Além disso, segue como líder isolada nas principais praças do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, ainda mais no horário nobre, que representa o maior valor de publicidade.
SOLUÇÃO?
Ricardo Feltrin afirma em um vídeo de opinião do Splash que talvez a melhor tática da Globo para escapar do prejuízo é começar a vender horários. A RedeTV!, Band e a Record, por exemplo, faturam com venda de horários para igrejas, o que representa um valor muito importante no fechamento do mês.
Ainda assim, o canal já tem garantido em sua grade um espaço para televendas, que serão exibidas na empresa pela primeira vez na história. De acordo com o TV Pop, a emissora aproveitará a Black Friday para rechear a programação com anúncios de atacadistas e varejistas.
Mesmo que enfrente essas quedas bruscas de público e perda de seus principais profissionais, a emissora segue como a maior da América Latina. Apesar da pandemia, continua registrando números superiores a 25 pontos com novelas reprisadas, ao mesmo tempo que grava inúmeros folhetins inéditos ao mesmo tempo.
NOS SIGA NO INSTAGRAM
TV FOCO
📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.
@tvfocooficial
SEGUIR AGORA