Emissoras Globo

Bomba! Globo, em guerra histórica com Flamengo, desiste de transmitir futebol do Rio

Galvão Bueno, a cara do esporte da Globo, e Gabigol, destaque do Flamengo; Globo desistiu de transmissão do Campeonato Carioca após guerra com clube (Foto: Reprodução/Globo e Eldio Suzano/Photopress)
Galvão Bueno, a cara do esporte da Globo, e Gabigol, destaque do Flamengo; Globo desistiu de transmissão do Campeonato Carioca após guerra com clube (Foto: Reprodução/Globo e Eldio Suzano/Photopress)

Globo decidiu que não transmitirá jogos de times do Rio após embate com o Flamengo

Em guerra com o Flamengo, a Globo anunciou nesta quinta-feira (02) que desistiu de transmitir os jogos do Campeonato Carioca. A emissora entende que o contrato de exclusividade que mantém com os clubes foi violado com a transmissão feita pela FlaTV, no jogo desta quarta (01).

O imbróglio entre a Globo e o Flamengo teve início após uma MP (medida provisória) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro mudar a lei de transmissões esportivas no país. Antes, a transmissão só podia ser feita por um canal que tinha os direitos dos dois clubes. Com as novas regras, o time mandante ficou com o direito de transmitir.

+ Sikêra Jr. ganhará mais tempo na programação diária da RedeTV!; saiba os detalhes

+ Fina Estampa: Antenor leva tiro certeiro e é abandonado para morrer em matagal

GLOBO ANUNCIA QUE NÃO FARÁ TRANSMISSÃO DO FUTEBOL DO RIO

Confira a seguir a nota divulgada pela emissora.

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

EMBATE FOI MOTIVADO POR MEDIDA DE BOLSONARO

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

O atacante Bruno Henrique no jogo entre Flamengo x Corinthians, que bombou a audiência da Globo (Foto: André Durão)
O atacante Bruno Henrique em jogo do Flamengo; clube vive guerra com a Globo (Foto: André Durão)

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

+ Atriz, em desabafo emocionante, dispara: “fui vítima de violência psicológica, verbal e sexual”

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

Sobre o autor

Vitor Peccoli

Publicitário, Vitor escreve sobre TV desde 2013 e, aqui no TV Foco, traz as principais notícias do surpreendente mundo da televisão e seus bastidores.
E-mail: vitor@otvfoco.com.br