Emissoras Globo

Globo enfrenta polêmica, se impõe e revela preocupação após decisão: “Ausência de segurança”

Galvão Bueno, principal narrador do futebol da Globo; emissora notificou federação do Rio sobre volta do futebol (Foto: Reprodução/Globo/Montagem)
Galvão Bueno, principal narrador do futebol da Globo; emissora notificou federação do Rio sobre volta do futebol (Foto: Reprodução/Globo/Montagem)

Globo está preocupada com decisão sobre o futebol no Rio e mandou notificação à parceira

A Globo decidiu se posicionar na polêmica sobre a volta do futebol no Rio de Janeiro e revelou preocupação com a decisão de reinício do Campeonato Carioca com as partidas já a partir desta quinta-feira (18). Detentora dos direitos de transmissão do torneio, a emissor vê uma “ausência de segurança” e diz que não se sente segura com o retorno.

Em arbitral realizado com os clubes cariocas nesta semana, ficou decidido pela maioria dos times – as exceções foram Botafogo e Fluminense – que a volta do Campeonato Carioca acontecerá nesta quinta, com jogo entre Flamengo x Bangu. A Globo não transmitirá a partida, pois não fechou acordo com o clube da gávea.

+ Fina Estampa: Griselda parte para vingança cruel e paga milhões para destruir Tereza Cristina

+ Globo: Emissora manda sete novelas para o lixo e você nunca verá na TV; saiba o que foi cancelado

+ Marcos Paulo, oito anos após sua morte, tem segredo avassalador exposto por Antonia Fontenelle

Como tem contrato com todos os outros times do Rio, a rede da família Marinho resolveu se posicionar sobre o reinício da competição e declarou que “vê com grande preocupação a ausência de segurança para a realização dos jogos”.

O jogador Diego Ribas na partida entre Flamengo x Botafogo; clube é o único sem contrato com a Globo para o Campeonato Carioca (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
O jogador Diego Ribas na partida entre Flamengo x Botafogo; clube é o único sem contrato com a Globo para o Campeonato Carioca (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Em notificação enviada à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), a Globo afirmou ainda que “o protocolo apresentado é impreciso em relação a vários aspectos do trabalho destes profissionais e não sabemos se houve a aprovação pelas autoridades públicas na área da saúde”. Confira o posicionamento da emissora abaixo.

NOTA DA GLOBO

“A Globo tomou conhecimento da decisão da FERJ, em reunião arbitral realizada ontem, sobre o retorno do Carioca 2020 nesta quinta-feira, 18. Entretanto, fomos informados de que não há consenso entre os grandes clubes sobre a retomada da competição e que alguns alegam que não há condições mínimas para os profissionais de futebol realizarem as partidas nas datas agendadas pela Federação.

A Globo vê com grande preocupação a ausência de segurança para a realização dos jogos, tanto para os profissionais que participam do espetáculo quanto para as equipes de transmissão e cobertura jornalística das partidas.

Não mediremos esforços para que os torcedores possam ver seus times novamente em campo, porém é essencial que a FERJ assegure em que condições se dará o reinício do Campeonato Carioca e que confirme a participação de todas as equipes que iniciaram a competição, a fim de que possa ser avaliada a viabilidade do reinício das transmissões.”

CARTA DA EMISSORA À FEDERAÇÃO SOBRE A VOLTA DO FUTEBOL NO RIO

“Prezados Senhores,

Fazemos referência à Proposta Comercial referente à cessão dos direitos de exibição e transmissão das temporadas de 2017 a 2024 do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro firmada em 17 de junho de 2016 entre a Federação e a Globo, bem como seus aditamentos de 13 de março de 2017 e 06 de maio de 2017, bem como o termo de antecipação (todos em conjunto, “Proposta”).

Tomamos conhecimento que a FERJ decidiu em reunião Arbitral do Campeonato Estadual de Futebol do Rio de Janeiro, realizada em 16/06/2020, retomar as partidas do Campeonato Carioca de 2020, a partir de 18/06/2020.

Não obstante, fomos informados de que alguns clubes grandes se manifestaram contrários ao retorno das partidas nos moldes planejados pela FERJ, afirmando tais Clubes que não possuem condições mínimas para realizar suas partidas nas datas agendadas, com segurança para os profissionais envolvidos.

Salientamos nossa profunda preocupação com a ausência de segurança para a realização dos jogos, tanto para os profissionais que participam do espetáculo quanto em relação às equipes que participam da transmissão e cobertura jornalística das partidas. O protocolo apresentado é impreciso em relação a vários aspectos do trabalho destes profissionais e não sabemos se houve a aprovação pelas autoridades públicas na área da saúde.

Ademais, é necessário tempo e planejamento para que se viabilize o retorno da transmissão dos jogos. A indefinição sobre as condições de segurança para essa retomada e a incerteza sobre o formato que será adotado para o reinício do campeonato às vésperas da data marcada para seu reinício causam grande preocupação e tornam incerta a viabilização da retomada das transmissões.

É essencial que a FERJ assegure à Globo precisamente em que condições se dará o reinício do Campeonato Carioca, e que confirme a participação de todas as equipes que iniciaram a competição, a fim de que possa ser avaliada a viabilidade do reinício das transmissões.

Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos.”

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor