Fina Estampa Globo ighome Novelas

Globo comete erro com Fina Estampa, enrola o público e perde meio milhão de telespectadores

Christiane Torloni (Tereza Cristina) em cena de Fina Estampa; novela das nove está perdendo audiência após enrolação (Foto: Reprodução/Globo)
Christiane Torloni (Tereza Cristina) em cena de Fina Estampa; novela das nove está perdendo audiência após enrolação (Foto: Reprodução/Globo)

Globo passou a fazer enrolação com Fina Estampa e parte do público abandonou a novela

A Globo cometeu um erro com a reprise de Fina Estampa e agora tenta se virar como pode. Mas a enrolação com o público já começou a ser sentida nos números de audiência, que despencaram nas últimas semanas: a novela das nove perdeu meio milhão de telespectadores.

Inicialmente, a previsão da Globo era levar a trama de Griselda (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni) até agosto, quando entraria a “segunda temporada” de Amor de Mãe ou uma nova reprise na faixa das 21h. Mas os planos mudaram e o folhetim de Manuela Dias deverá retornar à programação somente em setembro.

+ Whindersson Nunes, em meio a ataques contra Luiza Sonza, exclui fotos com ex após polêmica na internet

+ Escândalo! Após guerra com Ludmilla, Latino detona Anitta em áudio vazado e tira máscara da cantora: “Desmoralizo”

Com a mudança nos planos, a Globo teve que fazer alterações importantes em Fina Estampa para alongar a exibição da novela em um mês. A emissora, que até então estava acelerando a trama com a realização de vários cortes, agora está tendo que enrolar o público. E o erro de percurso está sendo sentido nos números.

Na versão picotada, Fina Estampa chegou a ter dois capítulos exibidos em um único dia. Agora, a Globo mal exibe um capítulo por dia. Ontem, por exemplo, a emissora reprisou cerca de dois minutos de cenas do capítulo anterior e encerrou a novela das nove às 22h20, com quarenta minutos de duração – nesse tempo, ainda abriu três breaks.

Griselda (Lilia Cabral) expõe segredo e chora em Fina Estampa (Foto: Reprodução/Globo)
Lilia Cabral (Griselda) em Fina Estampa, que vem perdendo público (Foto: Reprodução/Globo)

E o público parece não ter gostado da enrolação e está abandonando o folhetim, que vem perdendo audiência semana após semana. Entre os dias 18 e 23 de maio, a média semanal da trama foi de 34,5 pontos na Grande São Paulo. Na última semana, entre 08 e 13 de junho, a média foi de 31,8 pontos.

+ Após expor conversas de Anitta, Ludmilla afronta e anuncia lançamento de música: “Cobra Venenosa”

Em quatro semanas, Fina Estampa sofreu uma queda de 2,7 pontos (8%) na audiência da Grande SP. Com isso, a Globo perdeu quase 550 mil telespectadores – cada ponto equivale a 75 mil domicílios e a 203.309 indivíduos.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor Peccoli

Publicitário, Vitor escreve sobre TV desde 2013 e, aqui no TV Foco, traz as principais notícias do surpreendente mundo da televisão e seus bastidores.
E-mail: vitor@otvfoco.com.br