Globo

Globo

Globo escancara crise e promove onda de demissões de veteranos do Fantástico, JN e até do Globo Repórter

Globo
Demissões da Globo atingiu até os programas mais renomados da emissora (Foto: Montagem/TV Foco)

Com as novas demissões, ao todo o canal já despediu 8 nomes importantes do jornalismo em 2021

Na última segunda-feira (29), a Globo informou mais duas demissões de jornalistas veteranos do canal: Francisco José e Renato Machado, que deixaram a emissora carioca após 4 décadas de serviços prestados. Os dois se juntam há 6 outros veteranos que também foram despedidos por conta da crise financeira da Platinada.

Se antes as equipes do JN e do Fantástico eram tidas como intocáveis na Globo, atualmente até os jornalísticos mais tradicionais da emissora carioca têm sofrido com o facão da alta cúpula que quer reduzir gastos a todo custo.

Na última semana, a Globo havia demitido outros dois veteranos: José Hamilton Ribeiro, que atuava no Globo Rural e Eduardo Faustini, repórter investigativo do Fantástico.

Faustini atuava no Show da Vida desde 1996, mas nunca mostrou o rosto na televisão para preservar sua integridade física. Desde 2014, o profissional do Fantástico era responsável pelo quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, que investigou centenas de denúncias sobre corrupção e desvio de dinheiro público.

Além da demissão no programa apresentado por Maju Coutinho e Poliana Abritta, até mesmo o Jornal Nacional perdeu dois repórteres veteranos nos últimos meses.

Veja também

Alberto Gaspar e Ari Peixoto, que estavam na Globo havia 39 e 34 anos foram demitidos em outubro deste ano. 

Ary Peixoto e Alberto Gaspar
Ary Peixoto e Alberto Gaspar foram demitidos da Globo após 3 décadas na emissora (Foto: Reprodução)

GLOBO REPÓRTER E SPORTV TAMBÉM FORAM AFETADOS

Além dos nomes citados acima, a repórter especial Isabela Assumpção, que produzia matérias para o Globo Repórter, de Sandra Annenberg e Glória Maria também foi demitida após 41 anos de casa.

A crise ceifou nomes até do esporte da Globo, uma das áreas mais lucrativas da empresa da família Marinho. Os cortes aconteceram de forma mais incisiva  no canal a cabo SporTV. Desde o início de 2021, o repórter Alexandre Oliveira e o narrador Linhares Júnior foram desligados.

Alê Oliveira, Isabela Assumpção e Linhares Júnior Foram demitidos da Globo
Alê Oliveira, Isabela Assumpção e Linhares Júnior Foram demitidos da Globo (Foto: Montagem/TV Foco)

PROBLEMAS COM O SINDICATO DOS JORNALISTAS?

De acordo com Gabriel Perline, colunista do IG Gente a demissão em massa na Globo ocorre em esquema de conta-gotas, ou seja, a cada semana um pequeno grupo é demitido para evitar problemas com o sindicato do jornalistas.

A ideia de cortar os profissionais aos poucos é bastante usada por empresas que precisam promover demissões em massa. Quando é traçado um planejamento de grande redução de funcionários, os sindicatos precisam ser acionados pela empresa a fim de evitar maiores contratempos.

VÍDEO YOUTUBE: REVIRAVOLTA! RedeTV! se desespera com TV Fama e ENCONTRO tem fim DECRETADO

Quem escreve

Erick Martins

Recém formado em jornalismo, costumo escrever sobre programação de TV, esportes, bastidores e tudo que engloba o mundo dos famosos de maneira leve e direta.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários