Milhões de pessoas estão com o nome sujo, mas número tem diminuído, revelou a Globo
Nesta segunda-feira, dia 11, o Jornal Nacional deu uma notícia importante aos endividados. Uma pesquisa foi feita no Brasil e a Globo revelou dados importantes para quem está inadimplente .
William Bonner e Ana Paula Araújo estiveram na bancada do noticiário, onde repercutiram as informações. Segundo a dupla, milhões de brasileiros ainda estão com o nome sujo, mas o número vem diminuindo aos poucos .
O relatório levantado pela Confederação Nacional do Comércio mostra que a inadimplência está caindo desde os últimos cinco meses. Pelo menos 2,6 milhões de pessoas teriam conseguido tirar o nome da praça recentemente .
Ainda assim, como apontou o jornal Nacional, 3 em cada 10 famílias estão com as contas atrasadas. Entre as mais pobres, com renda de até 3 salários mínimos por mês, o percentual sobe para 36%. O principal motivo são os cartões de crédito.

Nome sujo no Serasa impede que várias atividades sejam feitas no CPF (Foto: Divulgação)
Mas, apesar de ainda ser um número alto, já se nota uma mudança sobre o ano passado. Os endividados, que incluem qualquer pessoa que não está com as contas em dia, atinge 76% das famílias, 2 pontos percentuais a menos que no mesmo período de 2022.
Leia também
Ter o nome sujo na praça pode trazer grandes complicações à vida das pessoas. Se for assalariado, a situação é ainda mais chata, já que passa a ser impedido de estar em programas de parcelamento, novos consórcios são recusados, empréstimos e outras várias coisas.

Principal motivo de endividamento é o uso indevido dos cartões de crédito, revelou a Globo (Foto: Divulgação)
O que acontece com nome sujo no Serasa?
O Serasa é a principal instituição de análise de crédito do Brasil. É através dele que as lojas, bancos e outras companhias deixam registrados os dados de clientes inadimplentes. Com isso, o CPF fica bloqueado para diversas atividades financeiras.
Tópicos nesse artigo:
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, <a href="https://www.otvfoco.com.br/historia-do-filho-de-guilherme-de-padua-e-paula-thomaz-choca/">como séries e novelas.</a> Email: lucas.brito@otvfoco.com.br



