Globo

Globo

Globo fecha contrato de milhões com estrela, toma golpe e sai no prejuízo de verdadeira fortuna

Globo investe milhões em futebol, mas toma golpe por conta de pirataria
Globo investe milhões em futebol, mas toma golpe por conta de pirataria- Foto: Montagem

A emissora carioca entrou na justiça por conta de transmissões ilegais, mas ainda assim saiu no prejuízo

No meio de uma cruzada para recuperar os direitos de transmissões que perdeu desde 2020, a Globo também enfrenta uma batalha judicial para reaver prejuízos antigos.

De acordo com o Notícias da TV, emissora carioca está lutando para combater a pirataria ao vivo na internet, mas apesar de investir milhões para exibir os torneios legalmente, a indenização da justiça não chega nem perto da quantia que foi gasta.

O portal trouxe à tona um caso em que a Globo foi atrás de um youtuber que exibiu partidas irregularmente entre 2018 e 2020 e venceu a ação nos tribunais. No entanto, o valor pago à Globo não condiz com o mercado bilionário dos direitos esportivos: apenas R$ 10 mil.

O acusado pela Globo caso é Marlos Teixeira. Através de seu canal no YouTube, chamado de Notag Games, ele mostrou jogos do Mundial de Clubes da Fifa, torneio que pertencia à emissora carioca até 2021.

Pela lei de direitos de transmissão, entre 2018 e 2020 a Globo tinha exclusividade do Mundial de Clubes em todas as mídias. Ou seja, pela internet, apenas o Globoplay poderia exibir o campeonato. Com ajuda do Google, a Globo identificou o streamer e o processou na Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Veja também

O juiz responsável pelo caso condenou o youtuber por danos morais e materiais e definiu o pagamento da quantia. No entanto, mesmo vencendo a ação, a Globo ainda saiu no prejuízo. 

GLOBO GASTA MILHÕES COM TRANSMISSÕES E VALOR DE 10 MIL FAZ POUCA DIFERENÇA

Globo vai apostar em tranmissão do Braslierão ao invés do The Voice às quintas feiras
O futebol é um dos produtos mais caros da Globo (Foto: Divulgação)

Mesmo que tenha vencido o processo, o dinheiro que a Globo movimenta com os campeonatos que transmite é muito maior do que a indenização de 10 mil.

Para se ter uma ideia, a Globo costuma desembolsar até 300 mil reais por jogo do Brasileirão. O valor inclui equipe técnica, logística de câmeras, caminhão de transmissão em alta definição, entre outros.

Para as transmissões do Mundial de Clubes, o gasto é menor, já que o campeonato vem com a produção já feita pela Fifa. Entretanto, o torneio é comercializado por um alto valor.

A última edição do Mundial foi exibida pela Band e a emissora do Morumbi teve que desembolsar 1 milhão de dólares para adquirir o campeonato. A Globo havia oferecido “apenas” 800 mil dólares e perdeu a disputa. 

VÍDEO YOUTUBE: Faustão é cortado na Band e produção tem demissão em massa

Assuntos

BandGlobo

Quem escreve

Erick Martins

Recém formado em jornalismo, costumo escrever sobre programação de TV, esportes, bastidores e tudo que engloba o mundo dos famosos de maneira leve e direta.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários