Globo

Globo gasta fortuna inacreditável com novelas! Descubra como funciona a produção das tramas da emissora carioca

Novela, Novelas, Globo
Novelas da Globo são o produto mais importante da emissora (Reprodução)

Quanto custa para produzir uma novela? O TV FOCO foi a fundo e descobriu como funciona o processo de concepção da telenovela

O produto mais rentável da televisão é a novela das 21hr da Rede Globo. Com o maior retorno, é normal que haja o maior investimento, a fim de produzir conteúdo de qualidade e poder cobrar um valor alto de publicidade. O intervalo da novela das 21hr, inclusive, é o mais caro cobrado em toda a programação televisiva brasileira. Se você tiver interesse em comprar um espaço de 30 segundos em A Dona do Pedaço, atualmente no ar, terá que desembolsar a bagatela de R$ 847,2 mil. Bons índices de audiência podem aumentar a procura pelo espaço nas novelas, assim como ter alguma alteração de valor.

Para que o público fique satisfeito e ofereça audiência, a fim de aumentar a procura por espaço publicitário, é necessário que a Rede Globo invista uma grande quantia de dinheiro para produzir um produto de qualidade. Para a produção de cada capítulo, a emissora desembolsa aproximadamente R$ 1 milhão. Os gastos são divididos entre os salários dos atores, custos de equipamento e produção, pagamento de figurantes e cenografia.

A produção de uma novela começa na apresentação de um roteiro. Ou seja, o autor desenvolve e apresenta a ideia para a emissora, que conta com uma equipe para aprovação e possíveis mudanças. Com o roteiro aprovado, o próximo passo é a escolha do diretor mais adequado para tocar o projeto, feita através de cúpula na emissora. Com o diretor definido, ele e o autor fazem testes para a escolha do elenco, enquanto o escritor desenvolve os primeiros capítulos, a fim de apresentá-los para os possíveis atores.

Com o elenco definido, começa a pré-produção com a definição de figurino, busca de locações e a construção do cenário, feita também nos Estúdios Globo. Em paralelo, os atores se preparam para os papeis, já que cada um precisa embarcar em seu personagem.

Algumas semanas antes do início das gravações, os atores recebem o primeiro bloco de capítulos. Já com os capítulos, eles começam os ensaios. Na sequência é luz, câmera, ação! Cada capítulo leva em média 2 dias para ser filmado e as cenas não são gravadas na sequência que será exibida na televisão, a fim de agilizar a rotina da equipe.

Com as filmagens concluídas, o departamento de pós-produção finaliza com o corte de cenas, inserção de efeitos especiais e trilha sonora. Com tudo finalizado, o capítulo da novela é levado ao ar.

Na questão da história, é normal que o autor faça adequações dependendo da resposta da audiência ou a pedido da emissora. Após 170 capítulos, em média, a trama é finalizada. Mesmo com os custos elevados, normalmente a novela se paga só com os custos de publicidade.

Globo, Novelas, novela

TV Foco no Youtube

Podcast TV Foco

ANÚNCIO

Conheça nosso Podcast

ANÚNCIO

site statistics