400 milhões: Globo jura vingança contra Edir Macedo e Silvio Santos e assina contrato multimilionário após calote


Silvio Santos, Globo e Edir Macedo (Foto: Montagem/TV Foco)

Mesmo com antigos fenômenos no SBT e na Record, a emissora carioca ainda possui o maior torneio do futebol mundial

Há menos de um ano do início da Copa do Mundo, a Globo já tem grandes planos para o torneio que vai acontecer no Catar em 2022.

De acordo com o Notícias da TV, ao ver a concorrência de Silvio Santos, do SBT e de Edir Macedo, da Record, a Platinada se apressou para resolver uma dívida milionária com a FIFA, dona dos direitos da Copa do Mundo. 

Sendo assim, a Vênus Platinada assinou um contrato multimilionário para renegociar uma antiga dívida de 90 milhões de dólares (476 milhões nas cifras atuais) com a entidade e garantiu os direitos da Copa do Mundo do Qatar com exclusividade na TV aberta.

Para quem não se lembra, nos últimos dois anos, a Globo perdeu a Libertadores para o SBT e até mesmo dois dos principais campeonatos estaduais do país, o Paulistão e o Carioca, para a Record. No entanto, quando o assunto é a Copa do Mundo, a emissora da família Marinho permanece na frente.

Segundo o NTV, para adquirir os direitos do campeonato mundial, as emissoras interessadas teriam que desembolsar uma quantia absurda e o retorno, caso acontecesse, seria mínimo. Ou seja, não vale o investimento.

Veja também

Já para a Globo. a empresa já vende ao mercado publicitário sua exclusividade na televisão na Copa do Mundo na TV aberta e paga. Em um ano no qual não terá Estaduais, a emissora do Rio de Janeiro prevê um faturamento bilionário com as cotas do Mundial.

Mesmo com um número menor de jogos de futebol na TV aberta, a Copa do Mundo deve fazer a Globo lucrar boas cifras, em uma espécie de vingança contra as empresas de Edir Macedo e Silvio Santos.

CALOTE DA GLOBO QUASE ENCERROU A BOA RELAÇÃO COM A FIFA

Copa do Mundo se aproxima (Foto: Divulgação)
Após a Copa do Mundo de 2022, a Globo deve renovar com a Fifa (Foto: Divulgação)

Apesar do acerto posterior, Globo e FIFA quase romperam relações no primeiro semestre de 2020. No auge da pandemia, a emissora entrou com uma liminar para não pagar a parcela de 2020 do contrato com a FIFA, no valor de US$ 90 milhões ou seja R$ 476 milhões na cotação atual.

A Fifa tentou judicialmente receber o valor, mas a Justiça deu ganho de causa para a emissora carioca. Sem ter muito o que fazer, Globo e Fifa se resolveram amigavelmente e o processo foi arquivado.

Atualmente, também segundo a reportagem do NTV, a Globo parcelou o valor de 400 milhões de reais e realiza pagamentos anuais para a entidade, visando uma renovação de contrato em 2023.

🚨 Ana Maria REJEITA Davi na Globo e detona o que pensa + Adeus de Mion em canal e Fernanda DESMASCARADA    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]