Novelas Tempo de Amar

Globo lança novela “Tempo de Amar”; “É uma história sobre amores de todos os tipos”, diz autor

Jayme Monjardim, Alcides Nogueira e equipes de produção e direção apresentam a novela (Foto: Globo/Cesar Alves)
Jayme Monjardim, Alcides Nogueira e equipes de produção e direção apresentam a novela
(Foto: Globo/Cesar Alves)

O clima da Belle Époque deu o tom do lançamento da próxima novela das seis, “Tempo de Amar”, nesta terça-feira, dia 29. A Confeitaria Colombo, no Centro do Rio de Janeiro, foi o cenário escolhido para apresentar a novela de Alcides Nogueira, com direção artística de Jayme Monjardim, que se passa entre os anos de 1927 e 1930, e tem previsão de estreia em setembro. “Essa é uma história sobre amores, de todos os tipos. A gente quer que o público entre nessa emoção conosco”, declarou o autor. “É uma novela que vai passar uma paixão muito grande no ar. Estamos todos munidos de boas energias e esperamos contagiar quem vai nos assistir”, complementou Jayme Monjardim.

+Se Joga, novo programa de Fernanda Gentil, será um Vídeo Show disfarçado com “taro”

+Ex e atual de Carlos Alberto de Nóbrega são pegas na mesma emissora e produção fica em apuros para evitar barraco

+Ana Maria Braga desaparece, fala de suicídio e tenta explicar o que aconteceu: “Chamar atenção”

O elenco da trama circulou pelo salão imponente, entre os tradicionais espelhos belgas, as estantes de jacarandá e os balcões de mármore italiano. A beleza do espaço tradicional da cidade, fundado em 1894 por portugueses inspirados na cultura parisiense, fez com que elenco, direção, autores e convidados entrassem na atmosfera de época retratada em ‘Tempo de Amar’, quando a cidade estava em plena efervescência cultural e política.

A novela, que se passa no Rio de Janeiro e na aldeia fictícia de Morros Verdes, em Portugal, tem como mote principal o amor, seja ele ingênuo, sofrido, doloroso ou à primeira vista, como o do casal protagonista. Os portugueses Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo) se apaixonam, mas o destino faz com que eles se desencontrem e partam para o Brasil em momentos distintos, sempre sonhando com um reencontro. Vitória e Bruno são estreantes em novelas no Brasil e comentaram a expectativa para a estreia da trama.“A Maria Vitória é uma jovem revolucionária para o seu tempo, que luta por amor acima de tudo. Assim como eu, a Maria Vitória tem força de vontade para seguir os sonhos dela. Trabalhar com o Jayme tem sido incrível, um presente! Os veteranos me receberam super bem, o Tony Ramos, que já era meu ídolo, agora, mais ainda. O Tony é um colega generoso, dedicado e muito engraçado também. Espero que o público sinta essa história de amor que a gente quer contar. Nos dedicamos bastante para que o público embarque nessa história”, declarou Vitória. “Depois de 12 anos na Europa, estou muito feliz de voltar ao meu país para este trabalho. O Inácio é um rapaz muito honesto, trabalhador, de família humilde, que vai lutar pelo seu amor e vai sofrer alguns problemas. Mas tenho certeza que ele vai tentar dar a volta por cima e se casar com a grande paixão da vida dele. Sou um cara sortudo na vida. Acho que a sorte sorri para quem trabalha. Trabalhar com uma equipe tão profissional tem sido um prazer”, disse Bruno.

Vitoria Strada (Maria Vitória) no lançamento de 'Tempo de Amar' (Foto: Globo/Cesar Alves)
Vitoria Strada (Maria Vitória) no lançamento de ‘Tempo de Amar”
(Foto: Globo/Cesar Alves)

O elenco também conta com atores consagrados, como Tony Ramos, Regina Duarte, Deborah Evelyn e Marisa Orth. Marisa, que viverá uma cantora de fado, celebra a personagem e a oportunidade de estar em uma novela das seis pela primeira vez: “Cantar fado é um desafio para qualquer cantora. E, graças a essa novela, estou mergulhando nesse universo maravilhoso. Estou muito entrosada e encantada com os musicistas que compuseram os fados especialmente para a trama. Nunca fiz uma novela das seis e também nunca havia trabalhado com o Jayme Monjardim, então está sendo um prazer e um desafio ao mesmo tempo”.

O cardápio da noite trouxe os principais doces e salgados da Confeitaria Colombo, fazendo um misto entre as culinárias brasileira e portuguesa. Assim como a doceira Henriqueta (Nívea Maria), tia de Inácio, vive na trama rodeada pelos tradicionais doces portugueses, os convidados também puderam experimentar as famosas sobremesas da terrinha, como pastel de Belém e quindim, além do brasileiríssimo brigadeiro. “A Henriqueta já existia dentro de mim de alguma forma. Sou filha de portugueses, e toda e história da novela me faz buscar lindas memórias. A personagem é uma mulher do povo que trabalha e luta para cuidar do sobrinho, o Inácio (Bruno Cabrerizo), é uma super mãezona. Ela dá força para o casal protagonista da novela, em oposição ao personagem do Tony Ramos, que é contra o romance”, contou Nívea Maria.

Tony Ramos no lançamento de 'Tempo de Amar' (Foto: Globo/Cesar Alves)
Tony Ramos no lançamento de ‘Tempo de Amar”
(Foto: Globo/Cesar Alves)

O diretor Jayme Monjardim e o autor Alcides Nogueira convidaram os presentes a assistirem ao clipe da novela e apresentaram suas equipes. Em seguida, o Tony Ramos também falou, saudando os colegas do elenco e exaltando a profissão de ator. Tony viverá o José Augusto na trama, português, produtor de vinhos e azeites e pai de Maria Vitória (Vitória Strada). “Ele é um homem tentando ser moderno, já que ele ficou viúvo e criou sua filha sozinho, com os valores e costumes daquela época. Acho que o público vai se identificar com a nossa trama, independente da época.O Jayme Monjardim tem muita sensibilidade, ele é um diretor de ator e também um fotógrafo maravilhoso, que nos brinda com imagens belíssimas”, destacou.

Ao ver as primeiras imagens da produção, a autora Bia Corrêa do Lago, que é parceira de Alcides no texto da trama e filha do escritor Rubem Fonseca, cujo argumento original inspirou a novela, estava exultante. Afinal, a história é ficcionada a partir da saga de sua bisavó: “Ver o texto transformado nessas imagens incríveis, com essa sensibilidade da direção e dos atores, é muito mais do que eu poderia imaginar. Saber que partiu de uma história da família e ver no que resultou é mais legal ainda, é sensacional”.

Após a exibição do vídeo, o cantor e compositor Jorge Vercilo fez um pocket show. Vercilo começou a apresentação com a música “Vida é Arte”, que ele compôs especialmente para a trilha de ‘Tempo de Amar’. A novela ainda conta com faixas inéditas interpretadas por Nana Caymmi, Milton Nascimento, Ivete Sangalo e Djavan.

Jayme Matarazzo, que viverá seu primeiro vilão na trama, comemorou a oportunidade. Ele será Fernão, jovem apaixonado por Maria Vitória (Vitória Strada), que não aceita ser preterido por um camponês. “Estou muito feliz de fazer o Fernão. Ele é mau caráter e muito mimado pela mãe, ambicioso e ganancioso. Acha que tem tudo garantido e, de repente, leva uma rasteira da vida. A rejeição da Maria Vitória é a primeira que ele vai experimentar e não vai deixar barato”, adiantou.

Quem também será uma pedra no sapato dos protagonistas é Lucinda, personagem interpretada por Andreia Horta. Ela se apaixona por Inácio e fará de tudo para que o casal não se reencontre. “Apesar de ser uma vilã ela é super humanizada e movida pelo amor. O público pode esperar da Lucinda muita maldade. Todo dia vai ser dia de maldade pra ela”, brincou Andreia.

‘Tempo de Amar’ é uma novela de Alcides Nogueira com direção artística de Jayme Monjardim e direção geral de Adriano Melo. A trama é baseada em um argumento de Rubem Fonseca e escrita por Alcides Nogueira em parceria com Bia Corrêa do Lago e colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Bíbi Da Pieve.

Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor