Globo

Globoighome

Globo não paga dívida bilionária, agentes lacram estúdios e canal se humilha para ter sinal: “Por 1 milhão”

William Bonner e Renata Vasconcellos no "Jornal Nacional", da Globo (Foto: Reprodução/Instagram)
William Bonner e Renata Vasconcellos no “Jornal Nacional”, da Globo (Foto: Reprodução/Instagram)

A Globo passou por um grande perrengue nos anos 2000 e quase foi lacrada por causa da violação de direitos autorais de músicas

A Globo teve um problema bem sério na Justiça que quase tirou o sinal da emissora do ar. Isso tudo por causa da falta de pagamento de direitos autorais, que são bem rígidos no Brasil e em vários outros lugares do mundo.

De acordo com um levantamento feito pelo canal TV Formosa, do YouTube, e com notícias divulgadas pela Veja, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) entrou com uma ação exigindo uma mensalidade sobre as músicas que entravam no ar durante a programação.

Em busca dos direitos autorais, o ECAD exigia um valor bilionário da Globo em forma de multa. Após oito anos tramitando na Justiça, a empresa reguladora conseguiu o direito de receber 2,5 por cento do faturamento bruto em cima dos títulos reproduzidos na programação.

O problema é que na época do escândalo, o ECAD já havia mandado agentes para lacrar a emissora. A partir do problema, a platinada quitou R$ 1 milhão e 187 mil de uma vez só, evitando maiores problemas relacionados aos direitos autorais. A determinação do pagamento das mensalidades, por sua vez, só foi finalizada em 2013.

PERDEU FORÇA

A ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive, havia sancionado uma lei que estabelece que a cobrança aos estabelecimentos comerciais e emissoras seja proporcional à quantidade de canções executadas. Além disso, hoje em dia, o ECAD nem faz mais tantas exigências assim e não tem poder de fechar uma empresa.

Veja também

MARCAÇÃO CERRADA

Apesar do problema, a Globo é uma das empresas que mais marca em cima de direitos autorais. No ano passado, a platinada promoveu uma caça às bruxas a perfis nas redes sociais que usavam trechos de novelas, de programas e que até criassem memes que momentos da programação.

Vários canais no YouTube que repercutiam cenas dos folhetins e perfis humorísticos no Twitter simplesmente caíram.

A Globo já teve problemas com o ECAD (Foto: Divulgação)
A Globo já teve problemas com o ECAD (Foto: Divulgação)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Globo

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários