Globo orienta repórter a denunciar irregularidades da Copa; entenda!
Na semana passada, a TV Globo distribuiu uma recomendação a todos os seus jornalistas para que adotem uma cobertura “equilibrada” da Copa do Mundo. A orientação vale principalmente para os profissionais que trabalham para o Jornal Nacional. O evento ocorre no Brasil de 11 de junho a 13 de julho.
Os coordenadores de cobertura da Copa de todas as afiliadas foram orientados a transmitir a repórteres e editores a mensagem de que a Copa e a seleção brasileira são uma paixão nacional, mas que irregularidades deverão ser denunciadas e “pautas positivas” deverão ser evitadas, a não ser que “surjam naturalmente”, segundo informa o jornalista Daniel Castro.
Jornalistas da TV Globo entenderam a mensagem da seguinte forma: não se deve enaltecer a Copa para não passar a mensagem de que a emissora é aliada da Fifa, organizadora do evento. A rede, enfim, irá cobrir tudo, sem tirar nem por. O Jornal Nacional já não está produzindo reportagens que mostram como a Copa está beneficiando grupos de pessoas, como os comerciantes vizinhos a estádios.
A Globo é, sim, aliada da Fifa, apesar do esforço do jornalismo. A emissora já faturou R$ 1,438 bilhão com a venda das oito cotas de patrocínio das transmissões da Copa. Na publicidade, o posicionamento da TV Globo é de emissora oficial da Copa.
Tópicos nesse artigo:
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos. Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br