Ator branco pintado de preto, atriz mirim tem cara esfregada e estúdio pega fogo: novelas da Globo causam pavor


Sérgio Cardoso em "A Cabana do Pai Tomás", Carolina Oliveira em "Páginas da Vida" e incêndio nos Estúdios Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sérgio Cardoso em "A Cabana do Pai Tomás", Carolina Oliveira em "Páginas da Vida" e incêndio nos Estúdios Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sérgio Cardoso em “A Cabana do Pai Tomás”, Carolina Oliveira em “Páginas da Vida” e incêndio nos Estúdios Globo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Novelas famosas da Globo já retrataram situações impactantes e também já foram alvos de polêmicas ao longo dos quase 60 anos da emissora

A Globo é conhecida por ter uma infinidade de novelas que são levadas para todo o mundo e que representam o melhor de qualidade oferecida pelas emissoras brasileiras. O que muita gente pode não se lembrar é que algumas situações causaram impacto, tanto na realidade, quanto na ficção, e que se tornaram alvo de inúmeras notícias pelo mundo.

Um dos casos mais emblemáticos aconteceu em 1969, quando o falecido ator Sérgio Cardoso foi escalado para viver o protagonista da novela “A Cabana do Pai Tomás”, que tinha um teor abolicionista. O artista, que representava um escravo, pintou o corpo de preto, usou uma peruca crespa e usou rolhas no nariz para alargar as narinas.

O caso se tornou um dos maiores escândalos da Globo e a emissora tenta esquecer até hoje a existência da produção, já que a prática de pintar atores brancos de preto é considerada racista em sua mais pura forma. No século XX, teatros faziam o blackface para ridicularizar negros, que não podia fazer parte da classe artística.

RACISMO EM NOVELA

Outro momento que chamou muita atenção também envolve racismo, mas teve uma repercussão um pouco mais de conscientização do que o caso anterior. A personagem Gabriela, interpretada por Carolina Oliveira em “Páginas da Vida” (2006), era racista e tinha preconceito com a namorada negra do pai branco.

A atriz mirim uma certa vez recusou um pão com manteiga feito pela namorada do pai e teve o pão esfregado no próprio rosto pelo homem, que foi interpretado por Paulo César Grande. A cena foi emblemática e deixou milhões de pessoas que assistiam ao momento na Globo impactados.

Veja também

INCÊNDIO EM ESTÚDIOS

Uma outra situação que chamou bastante atenção na Globo aconteceu mais recentemente, em 2017. Os estúdios que abrigavam os cenários da novela “Deus Salve o Rei”, que teve um dos maiores investimentos da emissora, acabou pegando fogo e deixou profissionais em choque.

A Globo revelou na época que ninguém se machucou, mas um dos protagonistas da trama e o diretor Fabrício Mamberti estavam no local em que as chamas começaram a se alastrar. As gravações foram suspensas, mas a data de estreia de manteve. O cenário em questão abrigava um dos castelos da idade medieval retratados no folhetim das 7.

Cena da novela Páginas da Vida (Foto: Reprodução/Globo)
Cena da novela “Páginas da Vida” com os artistas envolvidos (Foto: Reprodução/Globo)

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]