Globo

GloboNos Tempos do ImperadorNovelas

Globo pune diretor de Nos Tempos do Imperador acusado de racismo por atrizes; entenda o caso

Vinícius Coimbra é o diretor artístico da novela Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução)

Vinicius Coimbra, diretor de Nos Tempos do Imperador, foi acusado dentro da Globo de atos racistas

Nos Tempos do Imperador segue dando dor de cabeça para a Globo, desta vez, a notícia é que o um dos diretores da trama, Vinicius Coimbra, foi afastado da emissora. Esta punição se valou por denúncias de racismo vindo de atrizes que faziam parte do elenco.

A decisão vai além já que Vinicius estava a frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão, que seria a substituta de Além da Ilusão. Sendo assim, a Globo optou por chamar Allan Fiterman para a direção da futura obra. Allan dirigiu Quanto Mais Vida Melhor que está atualmente no ar.

Esta informação é dada pelo Notícias da TV e o caso é bem mais complexo do que se imagina. Segundo o site, a Globo decidiu pelo afastamento de Coimbra em resposta a denúncia de preconceito racial feita pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues.

As atrizes faziam parte do elenco principal da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão e já haviam se queixado da postura de Vinicius Coimbra para Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da emissora, e para José Luiz Villamarim que é o diretor de dramaturgia.

Conforme passaram os meses e as gravações, que foram interrompidas voltaram em 2020, voltaram, as atrizes então recorreram ao compliance da Globo. Apesar do nome em inglês, um compliance é como se fosse um departamento a parte de alguma empresa que age conforme a norma ou a lei.

Veja também

Ao compliance, Cinnara, Dani e Roberta relataram que o diretor tratava diferente o elenco branco e elenco negro, havia separação escancarada, entre outros fatores.

Em seu perfil no Instagram, de forma indireta, Dani chegou a relatar um dos casos para seus seguidores. A personagem de Roberta Rodrigues, inclusive, parece ter sido cortada do final da novela pois teve um final improvisado.

Em primeiro lugar foi divulgado que a atriz teve Covid-19, logo, por isso não gravou, mas este fato é negado pela própria Roberta.

Lupita teve final mudado em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

As atrizes Letícia Sabatella e Gabriela Medvedovski assim como o ator Maicon Rodrigues, todos do elenco, tentaram fazer a ponte e resolver o problema.

No entanto, foi preciso que as atrizes, insatisfeitas com o tratamento recebido, recorressem a um corpo jurídico. Ainda de acordo o Notícias da TV, Cinnara, Dani e Roberta estão fazendo tratamento psicológico até hoje (17 de fevereiro) após todo este ocorrido há meses.

Procurada, a assessoria da Globo mencionou que não comenta nenhum caso relacionado ao compliance. Já Vinicius Coimbra afirmou: “Elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo“.

TRAMA TODA ERRADA

Além da pandemia, Nos Tempos do Imperador foi afetada por erros grotescos, segundo a autora, em seu texto. Há algumas cenas que são problemáticas, mas uma especial de Gabriela Medvedovski e Michel Gomes (Pilar e Samuel) que retratou racismo reverso.

O caso pipocou nas redes sociais e foi duramente criticado. Tanto é que a Globo contratou, por fim, uma equipe especializada para revisar o roteiro da novela. Algumas cenas foram até regravadas.

Cândida prevê final infeliz da filha em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)
Cândida (Dani Ornellas) em Nos Tempos do Imperador (Foto: Reprodução/Globo)

O FUTURO?

Até o momento a Globo optou por afastar Vinicius Coimbra, mas também não é descartada a possibilidade de demissão ao se comparar com outros casos de denúncias que chegaram a grande mídia. Exemplos são os de José Mayer e Marcius Melhem.

Na Globo, Coimbra é diretor principal desde 2002, fez novelas como: Celebridade, O Profeta, Paraíso Tropical, Insensato Coração, Lado a Lado; Liberdade, Liberdade e Novo Mundo.

VÍDEO YOUTUBE: Bomba! Angélica volta pro domingo da Globo + Claudia Rodrigues diz que não é lésbica

Quem escreve

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas. 

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários