Emissoras Globo

Globo revela como é feita a escolha dos filmes que são exibidos na Sessão da Tarde

Sessão da Tarde teve processo de escolha dos filmes revelado pela Globo (Foto: Reprodução/Globo)
Sessão da Tarde teve processo de escolha dos filmes revelado pela Globo (Foto: Reprodução/Globo)

Sessão da Tarde teve revelado pela Globo como acontece a escolha dos filmes que vão ao ar na atração

A Globo enfim acabou com o mistério e revelou como é feita a escolha dos filmes que são exibidos na Sessão da Tarde. A emissora ainda explicou o motivo de reprisar alguns longas, mesmo com tantos títulos disponíveis para levar ao ar.

A curadoria dos filmes é feita por pessoas, mas a escolha conta com a ajuda de alguns algoritmos de recomendação, de acordo com informações do G1, o portal de notícias da Globo. A explicação é a seguinte: todos os filmes do catálogo estão tagueados por gêneros e temas. A partir disso, a equipe cruza as listas geradas pelo sistema com os índices de audiência e resultados de pesquisas com consumidores para começar a estruturar a grade.

+ Globo deve lançar continuação de Verdades Secretas; saiba quando

+ A Dona do Pedaço comete deslize e erra feio em cena de Maria da Paz

“Nos últimos anos, fizemos um investimento de renovação da Sessão da Tarde, que hoje tem um número grande de filmes novos que estreiam na própria sessão”, explicou Lua Amora, gerente de programação de filmes.

A equipe que cuida da Sessão da Tarde revelou ainda que é proibido reprisar o mesmo longa em menos de seis meses. O motivo, além de cansar o telespectador e poder prejudicar a audiência, segue um ciclo dos filmes em diferentes sessões da Globo, como Tela Quente, Temperatura Máxima, Corujão e Supercine.

Adam Sandler no filme Cada Um Tem a Gêmea Que Merece; ator é o que mais apareceu na Sessão da Tarde em 2019 (Foto: Divulgação)
Adam Sandler no filme Cada Um Tem a Gêmea Que Merece; ator é o que mais apareceu na Sessão da Tarde em 2019 (Foto: Divulgação)

Diretor de Planejamento e Produto da Programação da TV Globo, Gabriel Jacome disse que tentam evitar cortes nos filmes, mas que nem sempre é possível. “Entendemos que foi feito daquela forma por um propósito. Mas trabalhamos com grade linear, então às vezes a duração é comprometida pela programação ao vivo”, disse.

Outro fator que também influencia na escolha dos longas que serão exibidos na Sessão da Tarde é a época do ano. Até o Carnaval, filmes de superação ou comédias leves funcionam melhor. Entre os meses de abril e agosto é a temporada de lançamentos, onde é permitido ousar mais.

Gabriel Jacome ainda explicou que a mudança de horário da atração para a faixa das 14h, após o Jornal Hoje, teve impacto na escolha dos longas, já que a Sessão da Tarde tem a missão de segurar a audiência do noticiário: “É um momento de transição. Existe um grande desligar de televisão, cresce a atividade doméstica. Por isso, o início do filme precisa envolver”.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor