Emissoras Globo Novelas

Globo revela como serão gravadas as cenas de beijos, abraço e sexo nas novelas e promove mais cortes de salários

Globo terá que se adaptar com novos protocolos de segurança para gravar cenas de beijos, abraços e sexo (Montagem: TV Foco)
Globo terá que se adaptar com novos protocolos de segurança para gravar cenas de beijos, abraços e sexo (Montagem: TV Foco)

Globo terá mais trabalho quando voltar a gravar suas novelas nos próximos meses, e a emissora divulgou quais medidas de segurança adotará para as cenas de mais contato

A Globo está a todo vapor estudando novos protocolos que serão adotados pelos seus atores quando as gravações das novelas retomarem ao “normal”. E ao que tudo indica, nada será como antes.

+ Fátima Bernardes entrega segredo dos filhos com Bonner ao vivo e luta para salvar suas vidas comove: “Grandes dificuldades”

+ Esposa de Carlos Alberto tem virada histórica após humilhações, prantos na TV e desfecho cruel: “Monitorado”

Segundo informações do jornalista Alessandro Lo-Bianco, do programa A Tarde É Sua, da Sonia Abrão na RedeTV! a Globo investirá mais em truques de câmeras e efeitos especiais.

Por exemplo, em cena de beijos e sexo, a ideia é gravar os atores separados. Na cena de beijo, os atores tocarão os lábios em uma bolinha verde posicionada no cenário. Eles gravarão takes separados e depois, na edição e na pós produção, serão usados efeitos especiais para aproximar os corpos dos personagens.

Em cena de sexo, a ideia também será a mesma, gravar tudo separado e depois na pós-produção e edição, usar de ferramentas tecnológicas para aproximar os personagens e dar a ilusão que eles estão no mesmo espaço, cama, sala etc.

Outra ideia também é separar os atores por uma divisória de acrílico, mais ou menos parecida com a usada nos caixa de supermercado. Esses objetos serão apagados posteriormente na edição e na pós produção com filtros de programas de computador.

Apesar do suporte tecnológico que a Globo dispõem em seus estúdios e todos os profissionais capacitados para executarem esse trabalho, o principal obstáculo será o tempo que o capítulo passará na ilha de edição para apagar todos esses aparatos inseridos nas cenas. Um capítulo de novela tem em média 45, 50 minutos de material finalizado para ir ao ar, portanto, talvez cenas de beijos, abraços e de sexo ficarão mais raras nas tramas num primeiro momento.

Em Portugal, onde a pandemia já foi controlada, as novelas já são gravadas com cenas de beijos realizadas através de efeitos especiais (Imagem: reprodução)
Em Portugal, onde a pandemia já foi controlada, as novelas já são gravadas com cenas de beijos realizadas através de efeitos especiais. Globo deve adotar a ideia (Imagem: reprodução)

MAIS CORTES

Ainda segundo Lo-Bianco, com todo esse gasto que será gerado nas edições dos capítulos das novelas, a Globo pretende reduzir salários de todos os autores da casa, estando ou não com uma novela no ar.

Em média um autor ganha por volta de um milhão e meio de reais quando uma novela está no ar. Segundo o site R7, um famoso autor desligado da Globo recentemente chegou a faturar mais de dois milhões de reais por mês, enquanto estava com um trabalho no ar. Quando o autor não está com uma novela, série ou minissérie sendo exibida, esses valores podem cair pela metade. Mas o trabalho deles continua, já que como contratados devem sempre enviar ideias e sinopses de novelas novas para serem aprovadas.

A Globo já foi obrigada a gravar um final alternativo para uma novela. A Próxima Vítima em 1995 (Montagem: TV Foco)
A Globo terá que reduzir salário de autores e aumentar o time de editores e finalizadores para suas novelas (Montagem: TV Foco)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.