Globo

Globo

Desesperada por dinheiro, Globo se desfaz dos seus maiores tesouros e negócio de meio bilhão é revelado

Globo se arriscará no mercado de investimentos internacional
Globo se arriscará no mercado de investimentos internacional (Foto: Montagem/TV Foco)

Em busca de novas fontes de renda, a emissora carioca vai investir no mercado internacional

A Globo iniciou 2022 da mesma forma que finalizou 2021: Sob uma completa reformulação financeira. Após vender torres de transmissão, empresas do grupo e até sua sede em São Paulo, a empresa decidiu investir e emitiu cerca de meio bilhão de dólares em títulos de dívidas fora do Brasil, entrando pela primeira vez no mercado internacional.

A informação é site Brazil Journal e foi divulgada pelo site Na Telinha, acrescentando que o negócio da Globo ocorre em parceria com o Banco do Brasil. 

Os títulos de dívida são uma forma das empresas captarem recursos. Na prática, quando um investidor compra um título de dívida, ele está emprestando o seu dinheiro para a empresa, em troca de uma taxa de juros.

No caso em questão, a Globo está se comprometendo a reduzir sua emissão de gases do efeito estufa em 15% até 2026,. Caso a meta não seja atingida a dívida aumenta em 0,25%.

Segundo o Brazil Journal, Globo e Banco do Brasil buscam o investimento de 500 milhões de dólares cada, mas o valor final pode variar com a demanda do mercado.

Veja também

Em resumo, o Grupo Globo quer usar sua influência para receber investimento estrangeiro e assim obter uma nova fonte de lucro, com promessas relacionadas ao meio ambiente.

Apesar da inserção no mercado externo ser recente, não é de hoje que a Globo tem tomado medidas para diminuir despesas e otimizar o lucro da emissora.

Desde 2020, a empresa da família Marinho tem se desfeito de alguns dos seus maiores tesouros, como a gravadora Som Livre, torres de transmissões espalhadas pelo Brasil e mais recentemente sua sede em São Paulo, localizada às margens da Marginal Pinheiros.

Sede da Globo em São Paulo
Sede da Globo em São Paulo foi vendida e alugada pela própria Globo (Foto: Divulgação)

APESAR DA “CRISE”, A GLOBO TEM MUITO DINHEIRO EM CAIXA

Mesmo com a venda, a Globo está bem longe de falir como alguns ousam dizer. De acordo com dados revelados por Guilherme Ravache, colunista do Notícias da TV, a Globo vem movimentando muito dinheiro.

Apesar de demissões e cortes drásticos de custos, a emissora teria 12,5 bilhões de reais em seus cofres atualmente. Caso fique com o valor em caixa, a emissora pode receber até R$ 1,3 bilhão ao ano, somente com juros.

Procurada pelo Na Telinha para comentar a emissão dos títulos no exterior, a Globo não se manifestou até a publicação.

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Globo

Quem escreve

Erick Martins

Recém formado em jornalismo, costumo escrever sobre programação de TV, esportes, bastidores e tudo que engloba o mundo dos famosos de maneira leve e direta.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários