Globo

Globo

Globo surpreende e cogita produzir minissérie sobre sua maior autora de novelas

Globo pode produzir minissérie sobre Janete Clair. (Foto: Reprodução)
Globo pode produzir minissérie sobre Janete Clair. (Foto: Reprodução)

A Globo está aumentando o volume de produção de séries e minisséries, principalmente após o maior investimento no Globoplay, seu serviço de streaming, que vem disponibilizando conteúdo exclusivo. E entre os projetos da emissora carioca pode estar uma minissérie sobre Janete Clair, considerada a maior autora de novelas da história da TV brasileira.

Janete começou escrevendo novelas para o rádio, nos anos 50, e uma década depois migrou para a televisão, onde assinou tramas que foram fenômenos de audiência. Entre as novelas de maior sucesso da autora se destacam Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) — que em 2020 será reprisada pela primeira vez, através do Canal Viva — , Pecado Capital (1975), O Astro (1977) e Pai Herói (1979), que tiveram capítulos que chegaram a registrar 100 pontos de audiência, sendo sintonizados por praticamente todas as TV’s no horário nobre da Globo. O êxito de Janete na principal de faixa de horário da televisão fez com que ela ganhasse apelidos como “Maga” e “Nossa Senhora das Oito”.

Janete foi casada com Dias Gomes (1922-1999), outro grande autor da teledramaturgia brasileira, responsável por outros clássicos da Globo como O Bem-Amado (1973), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985). A autora morreu precocemente, em 1983, aos 58 anos.

+ A Dona do Pedaço: Sem pudor, Josiane usa fragilidade e dor de Amadeu para arrancar dinheiro de Maria da Paz

+ Juliana Paes explica a mudança repentina do sotaque de seu personagem em A Dona do Pedaço

Veja também

Janete deixou uma novela inacabada, Eu Prometo, que acabou sendo finalizada por Glória Perez, que também se tornou uma grande autora de novelas da Globo.

De acordo com a colunista Patrícia Kogut, a Globo cogita produzir uma minissérie sobre a história de vida de Janete. Porém, por enquanto, tudo não passa de uma ideia na emissora, e portanto, não há definições ou previsão de estreia.

Vale lembrar que algumas das novelas de maior sucesso da autora estão sendo adaptadas para o México. A pedido de um produtor mexicano, o roteirista Vitor de Oliveira está transformando as obras da autora em projetos de série. Entre os folhetins estão Selva de Pedra e Pai Herói.

Selva de Pedra foi exibida no horário nobre da Globo entre 1972 e 1973, e tinha no elenco principal nomes como os de Francisco Cuoco, Regina Duarte e Glória Pires. Em 1986, a trama chegou a ganhar uma nova versão, agora assinada pela autora Regina Braga.

Já Pai Herói foi ao ar em 1979, também no horário nobre, e é uma das novelas de maior audiência da história da Globo. O elenco principal contou com Tony Ramos, Elizabeth Savalla, Carlos Zara, Rosamaria Murtinho, Cláudio Cavalcanti, Maria Fernanda, Jonas Bloch, Flávio Migliaccio, Jorge Fernando, Lélia Abramo, Glória Menezes e Paulo Autran.

Para esse trabalho de adaptação, Vitor de Oliveira vem contando com auxílio de Wesley Vieira e Carlos Fernando Barros no time de colaboradores.

Janete Clair é considerada a maior autora de novelas da história da TV brasileira. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Janete Clair é considerada a maior autora de novelas da história da TV brasileira. (Foto: Reprodução/TV Globo)

VÍDEO YOUTUBE: Guerra de Sonia Abrão e Catía Fonseca explode "Falsa"

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários