Substituta de Ana Paula Araújo paralisa BDBR com veredito de Lula sobre os R$1518 a idosos do INSS

Mariana Gross dá notícia envolvendo pronunciamento de Lula
Nesta quarta-feira, 04, Mariana Gross, substituta de Ana Paula Araújo, Heraldo Pereira e Ana Flor debateram os últimos acontecimentos na política durante o Bom Dia Brasil, da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, os apresentadores comentaram sobre a prorrogação do prazo para o pagamento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre uma série de operações e as contas públicas.
Ao falar sobre as contas públicas, Ana Flor ressaltou o posicionamento de Luiz Inácio Lula da Silva sobre desvincular o salário mínimo de benefícios, como o BPC, do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Lula já falou que não aceitaria desvincular o salário mínimo de benefícios sociais”, iniciou a jornalista.
Porém, na visão de Ana Flor, essa seria uma medida importante para ser analisada a longo prazo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O que acontece hoje é que o Brasil distribui o que não tem. Os benefícios, a distribuição de recursos se dá em cima do endividamento, isso compromete o futuro e também é responsável pelas dívidas e juros altos”, disse Ana Flor, que continuou:
“Roubam recursos que poderiam ser investidos no Brasil e também batem em uma inflação mais alta. É preciso controlar a longo prazo, por exemplo, o BPC, ele tem que ser pago a quem realmente precisa, além de controlar outros gastos”, afirmou a jornalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula fala sobre salário mínimo e benefícios do INSS
Na última terça-feira, 03, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário “ver a proposta” sobre a desvinculação do salário mínimo de benefícios sociais.
“Eu preciso ver a proposta. Não posso ser o estragador e dar um palpite favorável ou contra aqui. Com muito cautela, vamos discutir”, disse o presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a repercussão negativa do decreto do aumento do IOF, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, deu um prazo de 10 dias para que a equipe econômica proponha uma alternativa.

Salário mínimo
O INSS utiliza o salário mínimo como referência para determinar a alíquota de contribuição e o valor do benefício para alguns casos específicos, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é sempre de um salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O piso nacional também interfere em outras esferas, como:
- Alíquotas de contribuições do INSS;
- A contribuição fixa do MEI ao INSS, que é um percentual sobre o salário mínimo;
- Valor mínimo da aposentadoria (um salário mínimo) e o máximo.

Cálculo do piso nacional
O reajuste do piso nacional varia de acordo com dois fatores:
- Inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro
- Índice de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores
Porém, no ano de 2024, o Governo Federal limitou o PIB em 2,5%.
Qual é a previsão do salário mínimo para 2025?
Por fim, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 projeta que o valor do salário mínimo será de R$ 1.630.
No entanto, o valor do piso poderá sofrer alterações até dezembro deste ano.
Considerações finais
Em suma, Mariana Gross e e Ana Flor falaram sobre a possibilidade da desvinculação do salário mínimo dos benefícios sociais, como o BPC.
Veja mais informações sobre o INSS clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.