Globo

Globo usa catástrofe para fugir de falência e história macabra é divulgada: “Morreram 200 pessoas”

Roberto Marinho é o criador da TV Globo (Foto: Reprodução)
Roberto Marinho é o criador da TV Globo (Foto: Reprodução)

Uma tragédia foi a responsável por fazer a TV Globo se tornar a maior emissora da América Latina e a terceira maior do mundo

A TV Globo atualmente ostenta o título de maior emissora de televisão do Brasil e da América Latina, mas nem sempre foi assim. A empresa foi inaugurada em 1965 e o seu primeiro ano de existência foi um verdadeiro terror, tanto em questão de audiência quanto em questão de faturamento, e foi através de uma tragédia que a emissora garantiu suas primeiras conquistas.

+ Rebeca Abravanel, diante de fim brutal com Pato, vê marido isolado e bomba é detonada

+ Luiz Bacci vê a mãe em meio a golpe, dinheiro vivo é roubado e crime impiedoso dói: “Meu Deus”

A emissora estreou com foco no jornalismo e tinha diversos programas educativos, já que Roberto Marinho inaugurou o canal com a intenção de fazer uma versão televisiva do jornal O Globo. O problema é que uma TV precisa do entretenimento e sem esse tipo de atração a audiência foi de mal a pior.

Roberto Marinho decidiu chamar dois profissionais que trabalhavam nas concorrentes, chamados Walter Clark e Boni, para criar uma nova forma de desenvolver os seus produtos. Apesar disso, a Globo foi muito mal das pernas até 1966, um ano após a sua inauguração, quando aconteceu uma tragédia no Rio de Janeiro.

A capital fluminense foi atingida por uma enchente que até hoje é uma das piores da história da cidade, matando mais de 200 pessoas. Walter Clark deu a ordem de cancelar todos os programas do dia para fazer uma cobertura da catástrofe. As reportagens eram exibidas ao vivo e por três dias as chuvas foram mostradas na tela do canal, aumentando consideravelmente a sua audiência.

+ É o fim! Escândalo e denúncia promete por fim a Luiz Bacci, Sikêra Jr e Datena na TV: “Um abuso”

A emissora criou um incentivo chamado “SOS Globo”, que incentivava os telespectadores a arrecadarem alimentos, roupas e outros mantimentos para ajudar os afetados com a enchente. A população gostou da ação e a empresa começou a ganhar cada vez mais credibilidade.

Saiba mais sobre a história da Globo no vídeo:

Walter Clark e Boni foram os responsáveis pelo 'padrão Globo de qualidade' (Foto: Reprodução)
Walter Clark e Boni foram os responsáveis pelo ‘padrão Globo de qualidade’ (Foto: Reprodução)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!