Pantanal

GloboPantanal

Evitando debandada de audiência, Globo usa estratégia drástica para manter público sintonizado em Pantanal

Madeleine (Bruna Linzmeyer) e José Leôncio (Renato Góes) em cena na novela 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo)
Madeleine (Bruna Linzmeyer) e José Leôncio (Renato Góes) em cena na novela ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

Com medo de perder audiência, Globo usa estratégia para manter telespectador grudado em Pantanal

A novela “Pantanal” já superou a audiência – e muito – da novela anterior na faixa das 21h, “Um Lugar ao Sol”, que havia deixado um rombo sem precedentes na dramaturgia da Globo.

O novo folhetim da Globo pode ser considerado um remake ou releitura da “Pantanal” (1990) original da extinta TV Manchete. No ar há poucos dias na emissora, a audiência atual da novela superou todos os capítulos de “Um Lugar ao Sol”, de Lícia Manzo.

Só que mesmo com a audiência em alta, “Pantanal” sofreu uma queda na semana passada, na quarta-feira, 30 de março, durante a exibição do terceiro capítulo da trama, enquanto a Record exibia o Campeonato Paulista de futebol. Por mais que ainda tenha permanecido em primeiro lugar, a novela alcançou meros 21,8 pontos na Grande São Paulo, diante dos 17,4 pontos de audiência da Record.

+Bruna Linzmeyer da novela Pantanal expõe desfecho em sua carreira: “Me chamam porque eu sou sapatão”

A audiência de “Pantanal” que se equipara ao Ibope dado pelo BBB22, por exemplo, chegando a bater em picos a casa dos 30 pontos, sofreu com a brusca queda naquela noite de futebol na concorrência. O alto investimento da Globo na produção da novela fez com que os executivos da emissora carioca bolassem um plano que vai além do cronograma original do canal.

Veja também

Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) em cena na novela 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo)
Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) em cena na novela ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

Tentanto evitar que os telespectadores da novela “Pantanal” desistam da novela no caminho e mantenha o público envolvido na trama de Bruno Luperi, a TV Globo decidiu diminuir a primeira fase da novela já gravada e finalizada. A manobra pode deixar membros da produção chateados, mas tudo é pelo bem da audiência e da visibilidade dos anunciantes.

SACADA DE MESTRE

A estratégia é encurtar os primeiros 19 capítulos que se referem a primeira fase de “Pantanal“, atualmente no ar. Segundo apurações do site Notícias da TV, a direção da emissora quer antecipar a segunda fase da novela e cortar cenas desnecessárias e paradas da trama, dando mais agilidade e prendendo o público na novela de alto investimento da Globo.

+Depois de Naiara Azevedo, Ludmilla é acusada de promoção em cima de Marília Mendonça e acaba detonada

Ainda segundo aponta o site, cinco capítulos da trama no total foram cortados, as edições estão sendo feitas a todo vapor para entregar ao público uma novela mais dinâmica, interessante e se tornando um fenômeno no horário da faixa das 21h, que já muito tempo, não via seu ‘lugar ao sol’, sem trocadilhos.

Em 12 de abril, ou seja, a partir da próxima terça-feira, a novela “Pantanal” entrará em sua segunda fase e a mais importante e envolvente da trama. Infelizmente os capítulos editados ficarão no esquecimento por enquanto, mas quem sabe, com o sucesso da novela, no futuro a Globo possa disponibilizar a novela na íntegra como foi planejada e gravada na Globoplay. Vivemos um mundo de possibilidades.

VÍDEO YOUTUBE: Bomba! Globo coloca Sabrina Sato na TV aberta com o NOVO Vídeo Show

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários