Home » Emissoras » Globo » Globo volta atrás, exporta Velho Chico, mas corta mais da metade dos capítulos
Motivada pela surpreendente indicação de Velho Chico ao Emmy Internacional deste ano, a Globo mudou de ideia e decidiu inserir a trama no seu catálogo de vendas para o exterior.
No entanto, de acordo com a jornalista Cristina Padiglione, o folhetim de Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi e Edmara Barbosa será negociado em um formato diferente, o de supersérie. A Globo vai pesar a mão no corte de capítulos, e fará uma versão compacta da produção com 60 episódios — a versão original tem 172 capítulos. A emissora já exportou outros folhetins em formato de série, mas não com uma redução tão grande de capítulos.
Com esse corte, o público estrangeiro será poupado da tragédia que vitimou o protagonista Domingos Montagner no cenário principal da trama. O ator morreu afogado em um intervalo das gravações de Velho Chico no Rio São Francisco, a duas semanas do fim dos trabalhos. A emissora deverá excluir as últimas cenas do folhetim gravado com uma câmera subjetiva que simulava o olhar de Santo, personagem de Montagner.
Para o desfecho do protagonista, a tendência é que a Globo utilize uma das últimas sequências em que o ator aparece fisicamente, como a cena de uma conversa franca entre o coronel Afrânio (Antonio Fagundes) e Santo, que resulta em uma trégua entre os dois, ou a celebração do personagem com a esposa, Maria Tereza (Camila Pitanga), e o filho, Miguel (Gabriel Leone), pela recuperação do solo podre herdado pelo garoto. Essa foi justamente a última cena gravada por Montagner.
Inicialmente, a Globo não aprovava a ideia de colocar Velho Chico no catálogo de vendas para o exterior por considerar a trama “regional demais”. Agora, com a indicação do folhetim ao Emmy, a situação mudou de figura. Para o mercado hispânico, a novela ganhou o título de “Viejo Río”, e “Old River” (Velho Rio) para o inglês. A emissora destaca o público atingido pela trama (42 milhões por dia, em todo o Brasil), as belas paisagens do Nordeste brasileiro, o cuidado de preparação com os atores, além da qualidade do texto, cenografia e arte, que utilizaram material reciclado.
A emissora começará a apresentar a trama para o mercado internacional na próxima edição do Natpe (National Association of Television Program Executives), evento que reunirá executivos de diversas empresas e emissoras do mundo em Miami, nos Estados Unidos, no próximo dia 16.
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.