Atenção

Aposentadoria sem ter contribuído: Grande VITÓRIA do INSS hoje (25) com liberação histórica cravada na Globo


Globo crava vitória do INSS com pagamento sem precisar de contribuição (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Globo cravou uma vitória de um dos benefícios mais importantes do governo, e todos estão vibrando nesta quinta-feira (25)

Um dos principais benefícios do governo garante uma liberação história, sem ao menos ter contribuído. Assim, nesta quinta-feira (25), milhares de pessoas estão em festa, com a notícia divulgada pelo jornal da Globo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.

Uma das regras gerais do programa para receber a aposentadoria é a contribuição, mas não são todas as situações. De acordo com o ‘G1’, há uma lista de trabalhadores que se veem livre da contribuição, para contar com o benefício.

INSS
O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios previdenciários (Foto: Agência Brasil)

Trata-se do trabalhador rural, empregado sem registro na carteira de trabalho, prestador de serviço com registro de pessoa jurídica, dentre outras. Para comentar sobre essa situação, a advogada previdenciária, Aline Oliveira, participou do ‘Pode Perguntar’ do EPTV e esclareceu as dúvidas.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Além disso, precisa comprovar que trabalhou como empregado durante o tempo em que esteve em atividade, caso contrário, não terá direito ao benefício.

Veja também

Aposentadoria sem contribuição

Uma das dúvidas foi referente as pessoas que trabalharam durante anos, ou até mesmo a vida toda sem carteira assinada. Porém, para isso precisa seguir alguns requisitos e seguir os passos para contar com a aposentadoria.

Jornal da Globo levou uma especialista para comentar sobre o benefício (Reprodução: Globo)
Jornal da Globo levou uma especialista para comentar sobre o benefício (Reprodução: Globo)

“Ele pode ingressar com o pedido reconhecendo esse período trabalhado e poder se aposentar. Agora, se a pessoa efetivamente não trabalhou como empregada ela pode ingressar com benefício assistencial que se equivale a aposentadoria”, explicou.

Este benefício assistencial é no valor de um salário mínimo, com pagamento mensal de janeiro até dezembro. O que diferencia é que neste caso não há o acréscimo do 13° salário.

Portanto, de maneira geral, são poucos os casos em que as pessoas conseguem se aposentar sem ter contribuído com o INSS. Assim, o melhor a se fazer, caso ainda esteja em atividade, é procurar se atualizar sobre o que precisa para dar início a contribuição.

Meu INSS conta com todas as informações do programa (Reprodução: /Foto: INSS/Divulgação)
Meu INSS conta com todas as informações do programa (Reprodução: /Foto: INSS/Divulgação)

Quem tem direito ao benefício assistencial?

O benefício assistencial é o Benefício de Prestação Continuada, voltada aos idosos com 65 anos ou mais de idade ou pessoas com deficiência. Porém, para ter direito precisa ter uma renda de no máximo 1/4 do salário mínimo.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: