Agora

Agora

Gratuidade garantida e isenção: 5 vitórias chegam a idosos 60+ com cartão para salvar o bolso em 2024

Idosos tem direito a benefícios (Foto: Divulgação)
Idosos tem direito a benefícios (Foto: Divulgação)

Idosos têm direito a vários benefícios e só precisa fazer isso

Você sabia que os idosos têm direito a inúmeros benefícios? Se não, hoje vamos comentar sobre como ter acesso e quais os privilégios. Primeiro, é importante destacar que para conseguir os diretos, precisa antes adquirir a carteira do idoso.

E o que é a carteira do idoso? É um documento destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil, que têm renda igual ou inferior a dois salários mínimos. E ela foi criada com o intuito de garantir alguns benefícios e facilitar o acesso a políticas públicas voltadas para a terceira idade.

Conforme informações do site Assistencialismo, a solicitação da Carteira do Idoso não é universal em todos os municípios, contudo, geralmente segue um padrão semelhante. E os passos comuns para solicitar a carteira são:

Carteira do Idoso garante uma série de direitos (Foto: Reprodução/ Internet)
Carteira do Idoso garante uma série de direitos (Foto: Reprodução/ Internet)
  1. Documentação Necessária:
    • Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
    • CPF;
    • Comprovante de residência;
    • Comprovante de renda que demonstre que o idoso possui renda de até dois salários mínimos (pode incluir contracheque, extrato bancário, declaração de renda, entre outros).
  2. Dirija-se ao Órgão Responsável: O processo geralmente é realizado em órgãos de assistência social, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
  3. Preenchimento de Formulário: Você precisará preencher um formulário de solicitação da Carteira do Idoso. Esse formulário pode ser fornecido no local ou disponibilizado online pelo órgão responsável.
  4. Apresentação dos Documentos: Leve todos os documentos necessários, conforme mencionado no item 1, ao órgão responsável. Certifique-se de ter cópias e originais.
  5. Avaliação e Emissão: Os documentos serão avaliados para verificar se o idoso atende aos critérios estabelecidos. Após a análise, se aprovado, a Carteira do Idoso será emitida.
  6. Renovação: A Carteira do Idoso tem validade e precisa ser renovada a cada dois anos. O processo de renovação também pode envolver a apresentação de documentos atualizados.
  7. Utilização do Benefício: Com a Carteira do Idoso em mãos, o beneficiário pode solicitar a gratuidade ou desconto nas passagens interestaduais diretamente nos guichês das empresas de transporte, conforme previsto na legislação.

    Carteira do Idoso garante uma série de direitos (Foto: Reprodução/ Internet)
    Carteira do Idoso garante uma série de direitos (Foto: Reprodução/ Internet)

E QUAIS OS BENEFÍCIOS?

1 – Transporte gratuito

Quem tem Carteira do Idoso automaticamente pode usufruir dos seguintes benefícios. Entre eles, a garantia de gratuidade ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens de transporte coletivo interestadual. Para o 100%, costuma depender do lugar que você irá viajar.

Veja também

2 – Mobilidade e Integração Social

Ajudando as pessoas com mais de 60 anos a se deslocarem em viagens interestaduais, permite a mobilidade e integração social dos idosos. Isso é particularmente significativo para aqueles que residem longe de seus familiares ou que desejam participar de eventos e atividades em diferentes regiões do país.

Benefícios para idosos (Foto: Reprodução, Rm Fm)
Benefícios para idosos (Foto: Reprodução, Rm Fm)

3 – Direitos graças a carteira

Na posse da carteira você poderá se beneficiar, do Estatuto do Idoso, legislação federal que estabelece direitos e garantias específicos para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

4 – Facilidade na emissão de passagens

Com a carteira em mãos, o beneficiário pode solicitar a gratuidade ou desconto diretamente nos guichês das empresas de transporte interestadual, sem a necessidade de pedir o benefício antes.

5 – Reconhecimento da Condição de Idoso de Baixa Renda

A carteira também atua como um documento que reconhece a condição do idoso como de baixa renda, sendo uma das condições para a concessão do benefício.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Larisse Oliveira

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]