URGENTE

Nova lei com gratuidade, comunicado sobre fim do Bilhete Único e +: Metrô de SP têm 3 anúncios para 2024

17/06/2024 às 11h17

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Metrô de São Paulo - Foto: Internet

Tudo sobre três anúncios do Metrô de São Paulo para este ano de 2024

O estado de São Paulo contará com uma série de mudanças e novidades em seu sistema de transporte público neste ano de 2024. O metrô está prestes a expandir na cidade e algumas alterações envolvendo o Bilhete Único e até mesmo uma nova gratuidade impactarão os paulistas.

Para quem não sabe, em 2023, houve a aprovação de um Projeto de Lei que oferece gratuidade no transporte público a um determinado grupo de trabalhadores. De acordo com informações do portal da Câmara dos Deputados, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que prevê a gratuidade do transporte público coletivo a todos os integrantes dos órgãos de segurança pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida deve respeitar a quantidade de assentos disponíveis e a precedência dos pagantes. O Projeto de Lei 1923/23 teria como missão valorizar a categoria policial.

Pelo texto aprovado, a gratuidade valerá em ônibus urbanos e intermunicipais, metrô, trens suburbanos e metropolitanos, e barcas e catamarãs.

Continua após o Veja Também

Veja também

Além disso, também poderão ser beneficiados policiais civis e militares, bombeiros, peritos de natureza criminal, agentes de segurança socioeducativo e policiais legislativos, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em julho de 2023, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que planeja substituir o atual sistema de Bilhete Único. Através da tecnologia do cartão TOP, o responsável pela cidade planeja unificar os principais meios de transporte da Região Metropolitana.

O cartão TOP surgiu para substituir o BOM há cerca de dois anos. Atualmente, o cartão Top é utilizado para ingresso no sistema de transportes sobre trilhos – CPTM e Metrô – e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O sistema do Bilhete Único é bastante complexo. Há um período em que você pode utilizar vários ônibus, várias linhas, está integrado no sistema de metrô e CPTM. É um sistema que tem uma avaliação positiva no âmbito geral do uso, mas pode sempre melhorar? Pode melhorar”, disse o prefeito à Rádio BandNews FM.

Em 19 de dezembro de 2023, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que pretende iniciar obras em duas linhas de metrô de São Paulo em 2024. Os projetos se referem à extensão da linha 4 – Amarela até a cidade de Taboão da Serra e da linha 5 – Lilás até Jardim Ângela.

Atualmente, as duas extensões estão na fase de projeto executivo, de acordo com o ViaTrolebus. Somente depois desse projeto que o Governo Estadual poderá contratar as obras.

Quantas estações de Metrô tem no Brasil?

Das 27 capitais brasileiras, apenas 12 têm sistemas de metrô. Outras três cidades do interior contam com VLTs.

No Nordeste, há transporte sobre trilhos em 7 das 9 capitais. Já no Norte, não existe esse tipo de transporte em nenhum estado.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

metrô
Bianca Rayla

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.