Guerra com emissoras pode acabar com GfK no Brasil; empresas querem novo instituto


Silvio Santos e Edir Macedo, donos do SBT e Record; emissoras trouxeram GfK para o Brasil (Foto: Reprodução)

Lançada oficialmente em outubro de 2015, a Gfk está em risco no Brasil, devido as suas patrocinadoras no Brasil, Record, SBT e RedeTV!.

Segundo informações do jornalista Daniel Castro, ela está a um passo de acabar. Na descrição de um dirigente de TV, a empresa de pesquisas alemã “é hoje um Titanic rumo ao iceberg”. Os canais estão descontentes com o não cumprimento de metas e deixaram de pagar por seus serviços.

Além disso, existe a questão do Ibope. De inimiga do passado, agora está cada vez mais próxima das emissoras. É que com a chegada do GfK, o Ibope teve de vender sua medição de audiência para a inglesa Kantar Media, que aprimorou seu serviço no Brasil, e agora agrada os canais. O número de domicílios de sua amostra saltou de 3.500 para mais de 6.000.

Dos US$ 100 milhões (R$ 312 milhões) que as emissoras se comprometeram a investir nos primeiros anos de operação da GfK no Brasil, gastaram apenas R$ 40 milhões. O relacionamento dos executivos das emissoras e da GfK não é bom, e quase não há diálogo.

Informações dos bastidores dão conta de que os responsáveis da Record e SBT já não atendem mais a telefonemas nem respondem aos e-mails de dirigentes da empresa de pesquisas. A insatisfação começou pelo fato de que ela deveria entregar relatórios em maio de 2015, mas isso só ocorreu de fato um ano depois.

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Além disso, falhou no cumprimento de metas de qualidade. A GfK não conseguiu atingir o compromisso de ter 95% dos aparelhos medidores de audiência funcionando sem parar. Até o momento, 91%. Além disso, os canais reclamam que o painel não reproduz com exatidão o perfil da população, econômico e social.

No entanto, o GfK agrada em alguns pontos também. Seu serviço de audiência em tempo real é considerado muito bom, sendo bastante utilizado pelos programas ao vivo das emissoras. Além disso, mesmo não atingindo a meta, tem uma medição mais robusta e confiável do que o Ibope. Sua transparência também é elogiada.

Em geral, as empresas de TV não veem o investimento na GfK como tendo sido em vão. Só pelo fato de ter gerado a mudança no Ibope e a venda do grupo para a Kantar já valeu muito. Enquanto isso, esta tem acenado com descontos de até 40% no pacote de serviços.

Agora, nos bastidores comenta-se que há uma articulação para a criação de um novo instituto de medição de audiência, com direção brasileira e voltado para as necessidades do mercado local e que agregue todos os setores da mídia e anunciantes.

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Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.