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Globo faz mudança no título de programa para conseguir manter o nome em suas mãos
O Encontro faz parte da programação matinal da TV Globo desde o ano de 2012, porém, um fato bastante curioso é que o nome do programa não pertence à Globo. A marca não está registrada em nome da emissora carioca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Segundo informações do site Notícias da TV, o canal teve pedidos de registros negados pelo órgão nos últimos anos, assim, é explicado o motivo do canal usar o nome Encontro com uma controversa assinatura abaixo do logo. Recentemente, com a mudança na apresentação do programa, alguns telespectadores se irritaram com o fato de apenas o nome de Patrícia Poeta aparecer abaixo do logo do programa, sem a presença do nome de Manoel Soares, que também é apresentador da atração.
O canal tem direitos da marca Encontro com Fátima Bernardes até 2025, e para conseguir usar o nome da jornalista como parte de um produto, a emissora precisou pedir autorização especial junto ao INPI. De acordo com a Lei da Propriedade Industrial, “não são registráveis como marca: pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”.
O nome Encontro com Patrícia Poeta ainda não aparece nos registros do site do INPI, porém, a Globo tem a permissão acertada com a apresentadora em contrato. Assim, o registro deve ser concedido sem maiores intercorrências.
PROCESSO COMPLEXO
O processo de registro de marcas junto ao INPI é bem complexo. Quando um usuário ou empresa faz o pedido, deve ser indicado quais produtos ou serviços aquela marca pretende proteger. Já a classificação no sistema do Instituto é dividido entre produtos, listados nas classes 1 a 34, e serviços, listados nas classes 35 a 45.
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No caso da TV Globo, o canal não conseguiu o registro do nome Encontro, na categoria 41 (apresentações de espetáculos ao vivo, entretenimento, produção de programas para rádio e televisão, espetáculo de entretenimento pela televisão e outros).
Assim, não sendo dona da marca, a emissora evita usar o título do programa sem o nome da apresentadora titular, isso para não acabar em uma disputa judicial mais para frente.
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