Colunas Fez História

Há 16 anos, Globo lançava O Beijo do Vampiro, trama que “sofreu”, mas marcou época

Tarcisio Meira e Claudia Raia em O Beijo do Vampiro em 2002 na Globo
Tarcisio Meira e Claudia Raia em O Beijo do Vampiro em 2002 na Globo

Tarcisio Meira e Claudia Raia em O Beijo do Vampiro em 2002 na Globo!

De um lado eu via Tarcísio Meira com dentes de vampiro, e também a Cláudia Raia. De outro eu observava Glória Menezes com o cabelo branquinho. E tinha ainda uma casal sempre gentil com todos, Julia Lemmertz e Alexandre Borges. Nesse dia, mais um de gravação no estúdio, eu percebi como os sonhos são possíveis. Eu era Assistente de Estúdio, em treinamento, ainda cursava a universidade, e estava ali dentro dos Estúdios Globo, a fábrica de sonhos, participando de mais uma novela de sucesso da TV Globo.

Era 26 de Agosto de 2002 quando Beijo do Vampiro estreou as 19 horas na TV Globo. A trama contava a história de Lívia ( vivida por Flávia Alessandra) que na verdade era a reencarnação da Princesa Cecília, a eterna paixão do vampiro Bóris (Tarcísio Meira). A novela é uma história entre o bem o mal, com muitas cenas de aventura e efeitos especiais.

Escrita por Antonio Calmon, mesmo autor de Vamp, muitas gente pensou que poderia ser uma continuação da trama de 1992. Mas não era. Inclusive o sucesso não foi o mesmo, o ibope de O Beijo do Vampiro ficou abaixo do esperado pela emissora. Antônio Calmon buscou inspiração no livro Drácula, escrito por Bram Stoker em 1897, além das comédias cinematográficas A Dança dos Vampiros e Drácula: Morto, mas Feliz, de 1967 e 1995.

+ Sem programa na Globo, Angélica aparece ao vivo no Faustão e público pede sua volta

As primeiras cenas da novela foram gravadas no Castelo Almourol, patrimônio pertencente ao Exército Português, situado na cidade Vila Nova da Barquinha, a 150 km de Lisboa, em Portugal. A vampira Mina inicialmente iria ser interpretada por Christiane Torloni, que acabou aceitando o convite de Manoel Carlos para sua próxima novela, Mulheres Apaixonadas. Cláudia Raia, mesmo grávida de dois meses, ficou com o papel, pois sua personagem também engravidava. A atriz saiu da trama para dar a luz a sua filha Sophia, e retornou no final da novela.

Tarcisio Meira em O Beijo do Vampiro na Globo (Foto reprodução)
Tarcisio Meira em O Beijo do Vampiro na Globo (Foto reprodução)

Flávia Alessandra quase recusou o papel, já que na época era casada com o diretor da novela, o saudoso, Marcos Paulo. Foi a primeira novela na Globo de Kayky Brito, então com 14 anos, que viveu Zeca, um papel de destaque na história.

O Beijo do Vampiro foi premiada com o Troféu Imprensa de melhor novela de 2002. Tarcísio Meira ganhou como melhor ator pelo personagem Bóris. Aproveitando a repercussão entre o público infanto-juvenil a TV Globo lançou na época da novela um jogo de videogame, um álbum de figurinhas com 174 imagens colecionáveis, e um portal exclusivo – vampiromania.com – que contava com histórias em quadrinhos online e jogos inspirados na novela.

Semana que vem tem mais Fez História aqui no TV Foco.

Por Alex Sampaio / Siga nas redes sociais clicando aqui. 

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;